Projeto de empresa catarinense entra na reta final em Guaíba e mira novo ciclo de desenvolvimento
Weber Cidades Inteligentes está na etapa final do empreendimento em Guaíba (RS)
Um dos maiores projetos desenvolvidos pela Weber Cidades Inteligentes fora de Santa Catarina está entrando na reta final de implantação em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com cerca de 320 mil metros quadrados e 460 lotes previstos desde o lançamento, a Cidade Inteligente Guaíba avança para a conclusão da infraestrutura e começa a liberar áreas para as primeiras construções.
O movimento ocorre em um ano simbólico para a empresa nascida em Braço do Norte, no Sul catarinense. Em outubro, a Weber chega aos 40 anos de trajetória. Atualmente, a companhia informa atuação com 25 grandes projetos simultâneos e presença capaz de impactar 15 cidades.
Em Guaíba, o momento agora é de ajustes finais de infraestrutura, conclusão das áreas institucionais e preparação da documentação para formalizar a entrega aos órgãos públicos.
“A obra em Guaíba já está na fase final de execução. A gente está fazendo alguns ajustes na parte de infraestrutura, algumas coisas bem pontuais que são necessárias para essa parte final”, explica Mariela Fabris Moraes, gestora de Projetos da Weber.
Segundo ela, as praças e áreas institucionais também estão em conclusão.
“A gente já está juntando a documentação para fazer as entregas formais nos órgãos, na prefeitura. Já estamos liberando alguns lotes para início das construções, e a prefeitura já está iniciando a análise dos projetos para as construções também”, acrescenta.
A expectativa interna apresentada pela gestora é concluir essa etapa até o fim de novembro, incluindo a formalização da entrega do empreendimento.
O avanço representa uma nova fase para um projeto apresentado ao mercado gaúcho em 2022. Na época, a Cidade Inteligente Guaíba foi concebida para reunir moradia, empresas, comércio, educação e espaços de lazer em um mesmo ecossistema urbano. A estimativa divulgada no lançamento apontava potencial para impactar cerca de 20 mil pessoas quando o complexo estivesse em plena operação.
O VGV — Valor Geral de Vendas projetado para as futuras edificações — foi estimado em aproximadamente R$ 500 milhões.
A localização também faz parte da estratégia. O empreendimento fica próximo às avenidas Santa Maria e Nestor Moura Jardim, importantes corredores de Guaíba, além de áreas industriais do município.
De Santa Catarina para a Região Metropolitana de Porto Alegre
A chegada à fase final em Guaíba ganha dimensão especial quando relacionada à trajetória da Weber.
A empresa tem sua base em Braço do Norte, onde mantém sua sede na SC-370, e expandiu o conceito de cidades inteligentes para diferentes municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Em 2022, quando o empreendimento gaúcho foi apresentado, a companhia completava 35 anos e já apontava os bairros inteligentes como uma das principais frentes de sua estratégia.
Quatro anos depois, o projeto chega à reta final justamente no ano em que a empresa celebra quatro décadas de trajetória.
Para Fernando Weber, CEO da Weber, a entrega representa mais do que a conclusão física da infraestrutura.
“Tivemos uma reunião bem importante na Prefeitura Municipal de Guaíba, onde tratamos da entrega do empreendimento, que é uma das maiores realizações da história do município de Guaíba”, afirma.
Segundo o empresário, o próximo passo será ampliar a ocupação e o desenvolvimento do ecossistema.
“É a Weber colocando estrutura, infraestrutura inteligente a serviço do município de Guaíba e fazendo uma história incrível juntos”, acrescenta.
Educação, comércio e serviços começam a formar ecossistema
Desde sua concepção, a Cidade Inteligente Guaíba foi apresentada como um bairro planejado que não ficaria restrito à função residencial.
A proposta é combinar moradia com educação, comércio, serviços, empreendedorismo, lazer e espaços de convivência.
A educação apareceu como um dos primeiros pilares. Ainda na apresentação do projeto, a instalação de um campus hub da UniRitter foi anunciada como parte da estratégia para levar ensino superior ao novo bairro.
Agora, segundo Fernando Weber, a instituição já está em operação no local.
“A UniRitter já está lá, já está funcionando”, afirma.
O empresário diz que existem ainda contratos com parceiros de diferentes segmentos, envolvendo serviços, comércio, educação e posto de combustível.
Essas novas operações representam uma etapa importante porque a infraestrutura urbana, isoladamente, não completa o conceito defendido pela empresa. A proposta da Weber é que os bairros funcionem como ecossistemas de desenvolvimento.
No posicionamento institucional atual, a companhia divide esse modelo em três pilares: viver, saber e crescer. O primeiro está relacionado à qualidade de vida e integração com a natureza; o segundo, à educação; e o terceiro, à conexão de empresas e empreendedores com os novos territórios.
Fernando Weber avalia que a conclusão das obras abre justamente essa nova etapa.
“Temos um horizonte, um universo, um oceano de oportunidade para construir juntos ainda Guaíba a partir dessa entrega”, afirma.
Reunião com prefeitura tratou da entrega
A reta final também levou representantes da empresa à Prefeitura de Guaíba.
Segundo Antonio Weber, diretor operacional da Weber, um dos assuntos foi a possibilidade de entrega parcial do empreendimento enquanto algumas etapas dependem dos prazos das concessionárias responsáveis pelos serviços públicos.
“Foi discutida a entrega da obra do Sol Poente de forma parcial, onde expliquei que os atrasos eram decorrentes dos prazos estipulados pelas concessionárias, Corsan e Equatorial”, relata.
Antonio afirma que solicitou ao município a possibilidade de avançar parcialmente nos procedimentos para permitir o andamento dos projetos dos clientes.
“Solicitei à prefeitura [a entrega] de forma parcial para poder dar entrada nos projetos dos nossos clientes. E a prefeita Claudinha foi muito solícita em atender às nossas demandas”, acrescenta.
Segundo Mariela Fabris Moraes, esse processo já apresenta reflexos práticos, com lotes sendo liberados para o início das construções e projetos entrando em análise no município.
A reportagem mantém a previsão de conclusão para o fim de novembro como uma estimativa apresentada pela empresa, já que a formalização depende dos procedimentos administrativos e das etapas finais de infraestrutura.
Projeto nasceu com 460 lotes
Quando foi lançado oficialmente, em novembro de 2022, o empreendimento previa 460 lotes distribuídos por aproximadamente 320 mil metros quadrados.
O projeto foi concebido para formar um novo núcleo urbano com residências, atividades econômicas, educação e lazer.
A Weber apresenta atualmente a Cidade Inteligente Guaíba como o primeiro bairro inteligente do município, destacando infraestrutura planejada, ruas pavimentadas, iluminação e espaços de convivência.
A ideia já aparecia na apresentação inicial do empreendimento. Naquele momento, Fernando Weber defendia a criação de um ecossistema com bem-estar, segurança, qualidade de vida, serviços, inovação e espaços preparados para convivência.
Agora, quatro anos depois, o desafio começa a mudar: sai gradualmente a implantação da infraestrutura e entra a ocupação do bairro.
Weber chega aos 40 anos com expansão além de Santa Catarina
A conclusão do empreendimento de Guaíba também ajuda a contar uma transformação ocorrida dentro da própria Weber.
A companhia passou a investir mais diretamente no conceito de cidades inteligentes a partir de 2017, ampliando o foco tradicional do mercado imobiliário para projetos urbanos que agregam negócios, educação e serviços.
Hoje, o portfólio institucional destaca cidades inteligentes em Guaíba, Passo de Torres, Tubarão e Araranguá, além de condomínios, projetos educacionais e investimentos em outros segmentos.
A empresa informa atualmente 40 anos de atuação, 15 cidades impactadas e 25 grandes projetos simultâneos.
É nesse contexto que Fernando Weber vê Guaíba como uma realização que ainda terá muitos capítulos após a conclusão da infraestrutura.
“Temos tudo ainda para desenvolver, ajudar”, afirma.
Se a etapa física se aproxima do fim, a expectativa da empresa é de que a ocupação dos lotes, a chegada das construções e a instalação progressiva de serviços e negócios deem início à fase mais longa do projeto: transformar o bairro planejado em um novo polo de moradia, educação, comércio e desenvolvimento dentro de Guaíba.