Criciúma realiza reencenação histórica do primeiro tiro da FEB na 2ª Guerra Mundial

O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC), em parceria com o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e o Grupo de Reencenação Monte Castelo, promoverá na próxima segunda-feira (15), a partir das 13 horas, uma reencenação histórica que marcará o centenário do município. O ato ocorrerá na localidade de Morro Albino, […]

Por
2 Min

O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC), em parceria com o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e o Grupo de Reencenação Monte Castelo, promoverá na próxima segunda-feira (15), a partir das 13 horas, uma reencenação histórica que marcará o centenário do município. O ato ocorrerá na localidade de Morro Albino, ao lado da Igreja São Sebastião, e recriará o primeiro tiro de artilharia do Brasil em solo italiano, disparado pelas unidades da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

O prefeito Vagner Espindola destacou que o evento reforça os laços entre passado e presente, homenageando os combatentes que lutaram pela liberdade. “É um privilégio para Criciúma poder honrar os sacrifícios daqueles heróis que lutaram com bravura em tempos tão difíceis da nossa História. Essa reencenação, com o apoio do 28º GAC e do Grupo Monte Castelo, será lembrada para sempre por nós, criciumenses, que em nossos 100 anos de emancipação político-administrativa também compartilhamos esse espírito de luta, coragem e dedicação a um ideal maior dos nossos pracinhas”, afirmou.

A atividade é aberta ao público e contará com a reconstituição da Batalha de Monte Castelo, episódio emblemático da participação brasileira na campanha da Itália, travada entre novembro de 1944 e fevereiro de 1945. Também haverá a reprodução do disparo com o obuseiro, modelo atualmente utilizado pelo 28º GAC.

O coronel Luciano Américo Fonseca de Souza, comandante do 28º GAC, ressaltou que a reencenação não é apenas simbólica, mas uma memória viva diante do público. “A reencenação do primeiro tiro de artilharia da FEB na Itália, em 16 de setembro de 1944, será uma homenagem solene à coragem dos nossos pracinhas. Ao rememorar aquele disparo histórico, prestaremos tributo aos que lutaram, honraremos os que tombaram e reafirmaremos nosso compromisso com a memória e com os nossos valores”, declarou.

Integrando o calendário oficial do Centenário de Criciúma, a solenidade terá espaço aberto com capacidade para cerca de 300 pessoas, com acesso gratuito mediante doação de alimentos não perecíveis para a campanha “100 Toneladas de Solidariedade”.


Notícias Relacionadas »