Criciúma realiza processo seletivo para cadastro de gestores escolares

A Secretaria Municipal de Educação de Criciúma conduziu, nesta semana, o processo seletivo para formação de cadastro de reserva de gestores escolares da rede municipal. No total, 43 candidatos apresentaram e defenderam seus Planos de Gestão Escolar diante de bancas compostas por avaliadores internos e externos. As propostas precisaram seguir a legislação vigente e as […]

Por
2 Min

A Secretaria Municipal de Educação de Criciúma conduziu, nesta semana, o processo seletivo para formação de cadastro de reserva de gestores escolares da rede municipal. No total, 43 candidatos apresentaram e defenderam seus Planos de Gestão Escolar diante de bancas compostas por avaliadores internos e externos. As propostas precisaram seguir a legislação vigente e as diretrizes educacionais do município.

No modelo adotado, cada candidato elabora um Plano de Gestão e o defende em formato semelhante à apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As bancas contaram com cinco avaliadores: dois representantes da Secretaria Municipal de Educação, um membro externo de instituições de ensino e dois representantes da comunidade escolar – a presidência da Associação de Pais e Professores (APP) e do Conselho Escolar –, conforme prevê a Lei Complementar nº 441, de 16 de dezembro de 2021.

Para a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, a iniciativa é um marco para Criciúma:
“Esse processo seletivo é extremamente importante. Coloca Criciúma como referência nesse movimento de ter sua seleção legitimada por uma banca avaliadora. Isso fortalece a transparência e garante que a gestão escolar esteja alinhada às melhores práticas educacionais.”

Já a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e presidente da comissão organizadora, Gisele Rosa Medeiros Manganelli, destacou o caráter democrático do processo:
“Trata-se de um momento democrático, em que a escolha deixa de ser apenas uma escolha e se torna uma construção coletiva, baseada em critérios transparentes e objetivos. Ao valorizar a competência técnica e o diálogo com a comunidade, fortalecemos não somente a gestão, mas também a confiança no trabalho que realizamos, assegurando que as decisões tomadas reflitam o interesse de todos.”

Com informações do Portal Engeplus


Notícias Relacionadas »