Os problemas frequentes de abastecimento de água na cidade de Içara foram debatidos em uma reunião na Câmara de Vereadores do município. O encontro ocorreu nesta terça-feira, dia 14, e reuniu vereadores, equipe da Casan e da agência reguladora (CISAM-SUL).
A proposta agora é formar uma comitiva com vereadores, Poder Executivo e a agência reguladora para solicitar os investimentos necessários. “A cidade está crescendo e a situação atual em relação á água já preocupa, imagina no futuro?”, questionou o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB).
Segundo o vereador, há necessidade urgente de investimento da Casan na cidade. “Em outras reuniões a empresa garantiu a construção do reservatório na Lombas, mas até o momento essa obra não saiu do papel. Por isso a importância de irmos até Florianópolis cobrarmos por mais investimentos”.
O vereador Rodrigo da Silva Gonçalves (PP) foi um dos proponentes da reunião. “Essa reunião em Florianópolis é fundamental para reivindicarmos mais investimentos na cidade, além de resolver os problemas já existentes devemos também pensar em melhorias para garantir o abastecimento de água para os próximos anos”, destacou.
Segundo o superintendente da CISAM-SUL, Antônio Willemann, desde o dia 06 de janeiro não há reclamações nas ouvidorias em relação à falta d’água na cidade. “A Casan fez uma ampliação de sua rede no início do ano, com isso garantiu mais água nos reservatórios dos bairros Elizabete e Aurora. Mas é importante que as pessoas utilizem a ouvidoria da Casan ou do órgão regulador, pois são ferramentas essenciais para a nossa atuação”, alertou.
A agência reguladora disse que já entrou em contato com a Casan e que as obras do reservatório de Lombas devem iniciar ainda neste ano ,assim como também deve ocorrer à ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro São Defende, em Criciúma.
“Içara depende do sistema integrado para seu abastecimento, sempre estamos acompanhando o cronograma da Casan”, garantiu o diretor técnico Vilmar Bonetti.