“Nos sentimos lesados”, afirma gerente de futebol do Criciúma
Tigre anuncia medidas após divulgação da conversa do VAR e marcação de pênalti a favor do Londrina
O gerente de futebol do Criciúma Esporte Clube, Alex Brasil, se manifestou na manhã desta quarta-feira, dia 3, sobre o pênalti a favor do Londrina na partida da última segunda-feira, dia 1º. “Extremamente tristes pelo ocorrido, nos sentimos lesados” disse.
A penalidade foi marcada aos 23 minutos do primeiro tempo deojogo, válido pela 4ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que aconteceu no Estádio do Café. Na cobrança, o volante João Paulo marcou o gol de empate da equipe paranaense que jogava em casa.
Segundo o gerente, um dossiê foi realizado pelo clube e será protocolado na Federação Catarinense de Futebol (FCF) na tarde desta quarta-feira, dia 3. “No primeiro horário da tarde, juntamente com esse dossiê feito pelo Silvestre Freitas, nosso analista de desempenho, e a doutora Samira [advogada do clube Samira Deibler Zambrano], que vai usar os caminhos corretos e a Federação Catarinense protocolar e levar adiante a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a comissão de arbitragem”, explica o grente.
No dossiê realizado pelo Criciúma, foi levantado as informações do árbitro que deu a penalidade. De acordo com o clube, Matheus Delgado Candançan, de 24 anos, apitou três jogos no Campeonato Brasileiro de 2022, tendo marcado cinco pênaltis. “O que aconteceu conosco é extremamente lamentável. Peço que o presidente da comissão de arbitragem que ele venha a público esclarecer o que aconteceu, queremos explicações. Nada contra o árbitro. Mas no Campeonato Brasileiro, na minha opinião, esse árbitro não pode mais apitar a série B, muito menos a Série A”, frisa Alex.
Atuação do VAR
Alex Brasil ainda questionou sobre a decisão, pois no entendimento do árbitro de vídeo, o VAR, o lance não seria pênalti, mas o árbitro de campo manteve a decisão dele. O gerente questionou o motivo de ter a ferramenta e não ser usada para esclarecimento de dúvidas durante a partida.
“Se o VAR disse que não foi, a gente sabe que a decisão de campo é válida, está muito claro. Se gasta milhões para ter uma ferramenta como essa e não está sendo utilizada”, questiona o gerente.
Veja as imagens
A divulgação da conversa entre o árbitro de campo, Matheus Delgado Candançan (SP) e o árbitro do VAR, Adriano de Assis Miranda (SP), foi divulgada nessa terça-feira, dia 2. Na cobrança, o volante João Paulo marcou o gol de empate da equipe paranaense que jogava em casa.
Na conversa é possível constatar que o árbitro de vídeo chama o juiz de campo até o monitor para que ele revisasse o pênalti que havia marcado. Pela interpretação de Adriano, não havia sido pênalti. Porém, mesmo após ver no vídeo e conversar com Adriano, o árbitro de campo e responsável pela partida, Matheus Delgado, manteve a decisão de marcar a penalidade máxima. Para ele, Fellipe Mateus teria calçado o atacante do Londrina, mesmo que ele estivesse no movimento de chute. Veja abaixo as imagens:
Conversa do VAR na marcação de pênalti polêmico contra o Criciúma é divulgada; veja como foi
Leia mais:
“O árbitro inventou esse pênalti”, diz Tencati após empate contra o Londrina
Com pênalti polêmico, Criciúma empata fora de casa contra o Londrina