Notícias de Criciúma e Região

“Nazaré brasileira” registra ondas de até dez metros; veja fotos

Como já era previsto, ondas gigantes no Farol e na Laje da Jagua atraíram surfistas à região no fim de semana

A previsão não decepcionou quem rumou ao Farol de Santa Marta, em Laguna, e à chamada Laje da Jagua, nesse fim de semana em busca de grandes ondas. Surfistas da região e de diversas partes do país encontraram ondas de quase dez metros de altura. Considerado pelos apaixonados pelo surf como o “maior swell dos últimos anos na costa brasileira”, o fenômeno gerou imagens que  impressionam.

Nas redes sociais, o surfista Jacaré Thiago comemora o swell histórico. “A Nazaré Brasileira mostrou hoje porque o título da maior onda do Brasil”, relatou, fazendo referência à Laje da Jagua.

O surfista Rodrigo Dornelles Paz foi um dos que se arriscou no mar. Além de curtir a sensação das Big Waves, ainda fez do surf no fim de semana uma oportunidade de homenagear o amigo Márcio Freire, que morreu em 5 de janeiro após sofrer uma queda na praia do Norte, em Nazaré, enquanto surfava. Aliás, o fenômeno do fim de semana no país foi batizado de Freire Storm, uma referência a um dos pioneiros das ondas gigantes.

Segundo relatos do empresário e surfista João Baiuka, o fenômeno atraiu dezenas pessoas a região, movimentando o turismo e a economia local. Além disso, as manobras na água foram registradas pela página Gigantes de Nazaré e devem ganhar repercussão nacional já nos próximos dias. “Ontem rolou uma sessão clássica na Laje da Jagua. Um swell louvável’, comemorou.

A previsão é que esta segunda-feira, dia 3, ainda seja de grandes ondas na costa brasileira e no Sul catarinense. “Com a entrada do terral temos mais de 40 surfistas aqui  no Cardoso. O dia está bom tanto pra remada quanto pra tow-in. Onte e hoje foram dois dias clássicos”, destacou Baiuka.

 

 

Você também pode gostar