MUSEU AO AR LIVRE DE ORLEANS COMPLETA 44 ANOS
Em comemoração a entrada é gratuita nesta sexta, dia 30
Nesta quinta-feira, dia 29, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) em Orleans, recebeu bolo e “parabéns a você” por seus 44 anos de fundação, completados nesta sexta, dia de feriado municipal e aniversário dos 111 anos de Orleans.
A instituição faz parte das demais mantidas pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), e foi tombada pelo estado de Santa Catarina e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro.
O Museu ao Ar Livre foi inaugurado em 1980, por meio da proposta inicial do Padre João Leonir Dall’alba, com intuito de preservar os testemunhos materiais, histórias e memórias referentes ao processo de colonização de Orleans e região, para que as gerações futuras pudessem conhecer o modo de vida dos colonizadores.
A expressão “ao ar livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico, o primeiro do gênero na América Latina, destacando o modo de vida dos colonizadores no início do século XX. Instalado em uma área de 20 mil m², conta com 13 unidades que mostram o trabalho e as atividades realizadas no período colonial, como a Ferraria, a Atafona, a Serraria e o Engenho de Farinha de Mandioca. Com residência, igreja, moinhos, galpões e indústrias artesanais, o intuito é conservar um ambiente de contemplação e estudos.
Nesta quinta, no horário marcado para a comemoração, uma coincidência: o engenheiro agrimensor Orlando Mendes, de 72 anos, que colaborou com o Padre João Leonir Dall’alba na montagem do Museu ao Ar Livre, estava presente. Ele veio buscar algumas antigas plantas no Centro de Documentação da Casa de Pedra, anexo ao Museu, e foi convidado a participar do ato.
E hoje, sexta-feira, a entrada será gratuita para os visitantes. O espaço estará aberto das 9h às 17h30. Conforme a diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, a entrada é gratuita porque é um dia de comemoração. “É o aniversário de fundação do Museu ao Ar Livre. Fica o convite para as famílias virem até o Museu fazer um piquenique e visitar as unidades museológicas”.
Imagens: Malpi