Notícias de Criciúma e Região

Serviços e Municípios alteram horários de expediente em dias de jogos do Brasil na Copa

Definições versam, a princípio, para as partidas da primeira fase do torneio

Neste domingo, dia 20, começa a tão esperada Copa do Mundo da FIFA Catar 2022. Ao meio-dia, acontece a cerimônia de abertura. Às 13h, as seleções catari e equatoriana realizam a partida inaugural do torneio. Os brasileiros, é claro, estão mais ansiosos para a estreia da Canarinho na próxima quinta-feira, dia 24, já que Neymar e companhia podem trazer a sonhada sexta estrela.

Para conta da competição, alguns municípios da região Sul de Santa Catarina publicaram decretos, regulando os horários dos serviços públicos, a fim de informar o cidadão sobre o funcionamento dos órgãos de cada cidade e determinar o tempo de trabalho dos servidores exclusivamente em dias de jogos da Seleção Brasileira. Todas partidas são pela primeira fase da Copa.

  • 24/11, às 16h: Brasil x Sérvia;
  • 28/11, às 13h: Brasil x Suíça;
  • 02/12, às 16h: Brasil x Camarões;

Em Criciúma, a Administração Municipal determinou que o horário de expedientes dos órgãos e entidades, incluindo secretarias, autarquias, fundações e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), começará às 7h e segue até uma horas antes do início das partidas da Seleção Brasileira. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão em horário normal de atendimento. Portanto, as repartições públicas criciumenses operarão assim:

  • 24/11 – das 7h às 15h;
  • 28/11 – das 7h às 12h;
  • 02/12 – das 7h às 15h;

Ainda na Capital do Carvão, as aulas na rede pública de ensino também sofreram algumas alterações. Os Centros de Educação Infantil (CEIMs), as escolas em período integral e as turmas integrais de Educação Infantil e Anos Iniciais das unidades escolares municipais funcionarão em horário normal em todos os dias de jogos. No entanto, nas escolas com turmas parciais, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, ficou estabelecido o seguinte

  • 24/11 – os alunos serão liberados às 15h;
  • 28/11 – não haverá aula para os alunos do 1º ao 5º ano;
  • 02/12 – os alunos serão liberados às 15h;

Em Içara, o horário de expediente nas repartições públicas funcionará da seguinte maneira: no dia 24 e no dia 02 de dezembro, os serviços atenderão até as 15h, enquanto, no dia 28, manterá a normalidade. Os setores com atendimento ao público estarão em plantão até as 17h nessas datas. Além disso, ficaram excluídos do horário estabelecido pela Prefeitura, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as Escolas Municipais, os Centros de Educação Infantil, o Samu e o Projeto “Saúde na Hora”, do Bairro Presidente Vargas.

Em Morro da Fumaça, os serviços considerados essenciais e servidores que executem atividades em turnos especiais de trabalho, não haverá alteração. As secretarias, autarquias, fundações e postos de saúde funcionarão até uma hora antes dos jogos da Seleção Brasileira. Portanto, nos dias 24 e 02 de dezembro, até as 15h, e até as 12h no dia 28. Nos CEIMs, as escolas com período integral e as turmas integrais de Educação Infantil e Anos Iniciais estarão em horário normal. Porém, as Unidades Escolares Municipais com turnos parciais terão alterações, sendo:

  • em dia de jogo às 13h, o local organizará a transmissão da partida. Logo após, os alunos retornam às aulas;
  • em dia de jogo às 16h, as aulas do turno vespertino serão mantidas até às 15h;

Na mesma linha, Siderópolis decidiu que, nas datas de partidas às 16h, o expediente será até as 15h, enquanto o serviços funcionarão até as 12h no dia da partida das 13h. Essas alterações não incluem as atividades essenciais de saúde e ambulânicas, pronto atendimento 24h, coleta de lixo, vigilância e Defesa Civil. Nos CEIMs, as escolas com período integral e as turmas integrais de Educação Infantil e Anos Iniciais estarão em horário normal. Entretanto, as escolas com turnos parciais operarão assim:

  • em dia de jogo às 13h, o local organizará a transmissão da partida. Logo após, os alunos retornam às aulas;
  • em dia de jogo às 16h, as aulas do turno vespertino serão mantidas até as 15h;

Em Orleans, a Prefeitura instituiu que todas as entidades da administração pública funcionarão das 7h às 13h nos dias de jogos do Brasil. A cidade de Treviso segue a lógica orleanense, porém por um motivo diferente. Os órgãos municipais já estão operando em um horário especial de verão, das 7h às 13h. Os serviços públicos de Lauro Müller também seguirão essa regra, excluindo os essenciais.

Em Nova Veneza, o Poder Executivo definiu que o expediente será em turno único, das 7h às 13h. Na cidade, no dia do jogo às 13h, as escolas trabalhararão normalmente, podendo organizar um local para a transmissão da partida e, após o término, voltar às aulas. Nas datas de jogos às 16h, as aulas do período matutino seguem mantidas e, no vespertino, os alunos serão dispensados às 15 horas.

A Prefeitura de Cocal do Sul decretou que, nos dias 24 e 02 de dezembro, os servidores municipais serão dispensados às 15h. Já no dia 28, não haverá dispensa, somente a liberação para o acompanhamento da partida, retornando ao trabalho após o término. Os serviços essenciais, no entanto, permanecerão em funcionamento.

Em São Ludgero, o horário diferenciado será da seguinte forma: nos dias 24 e 02 de dezembro, as repartições públicas funcionarão até as 15h. Já no dia 28, o turno de trabalho será até as 12h30min. As Secretarias de Saúde e de Educação seguirão normalmente com suas atividades, assim como os outros serviços essenciais, cujas pastas específicas terão a liberdade de definição.

Em Urussanga, a Prefeitura decretou que o atendimento nos órgãos públicos da cidade, nos dias de partidas às 16h, funcionará até as 15h, enquanto, na data de jogo às 13h, o expediente será até as 12h. No entanto, o decreto garante o pleno funcionamento dos serviços considerados essenciais nos dias em que houver jogo da Seleção Brasileira. As unidades de Ensino, incluindo o transporte escolar, funcionarão em horário normal, sendo que cada escola organizará a transmissão na própria instituição e, ao término do jogo, retornará às aulas.

Os municípios de Forquilhinha e Balneário Rincão também foram questionados sobre possíveis mudanças nos horários dos serviços públicos nos dias de jogos da Seleção Brasileira. O primeiro alegou que ainda não houve definições por parte do Poder Executivo. Já o Rincão informou que, a princípio, não mudará os turnos do expediente por conta da temporada de verão.

Polícia Civil terá expediente alterado

A Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC) é mais um órgão que fará alterações nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Quando o Brasil jogar às 16h, a Delegacia funcionará até as 14h. Já em partida às 13h, o expediente ficará até as 12h. O regime de plantão permanece atendendo na Central de Plantão Policial. O registro de boletins de ocorrência via internet está disponível pela Delegacia Virtual.

Cooperaliança faz alterações

Aos associados e consumidores de Içara, Balneário Rincão, Araranguá e Jaguaruna, a Cooperaliança informou que, no dia 24 e 02 de dezembro, o atendimento funcionará até as 15h, sem fechar ao meio-dia, enquanto que, no dia 28, o funcionamento será de manhã, até as 12h, e retornará à tarde, a partir das 15h30.

Instituições financeiras também terão horário alternativo

As agências bancárias públicas e privadas de todo o país irão alterar o horário de atendimento ao público nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA Catar 20222. A determinação foi comunicada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A deliberação, conforme explica a Diretoria da Febraban, visa garantir a segurança das agências e de transporte de valores.

Nos dias de jogo 16h, as agências ficarão abertas até as 14h. Já no dia de partida às 13h, o expediente bancário funcionará até as 11h30min. Caso o Brasil siga para a próxima etapa e tenha algum jogo marcado para as 12h, o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Os caixas eletrônicos e canais digitais e remotos dos bancos funcionarão normalmente, seguindo os horários estabelecidos pelas agências.

Você também pode gostar