Notícias de Criciúma e Região

Mulheres unem forças e atuam à frente do agronegócio

Trabalho feminino será destaque na Agroponte. Feira chega a sua 12ª edição e acontece de 16 a 20 de agosto

São décadas de trabalho, comprometimento, dedicação e liderança de mulheres nos setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. Essas mulheres e empreendedoras estão envolvidas na AgroPonte, evento que acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

Maria Regina Romagna Pasetto é presidente da Cooperativa de Produção Agroindustrial de Nova Veneza (Coofanove) e há 30 anos fabrica biscoitos, massas e panificados. “Quando casei, passei a morar no interior de Nova Veneza. Encontrei dificuldade em ir para cidade onde trabalhava, optamos então por algo que pudesse trazer uma renda extra, além da agricultura, sem sair de casa e ainda conciliando trabalho com o cuidado aos filhos. Foi aí que iniciamos a fabricação de biscoitos e panificação artesanal Pasetto para vender na feira”, lembra.

A empreendedora ressalta os desafios enfrentados pelo seu trabalho. “Acho gratificante e, ao mesmo tempo, desafiador, mas a mulher consegue superar desafios. Hoje já fazemos parte do quadro de sócios da Coofanove, onde você encontra uma diversidade muito grande de produtos da agricultura familiar”, comenta.

A Coofanove participa da AgroPonte desde sua primeira edição. “Estamos presentes desde o início, porém de forma individualista. Este é o segundo ano que estamos participando da feira de forma cooperada, onde todos os sócios participam em um mesmo estande. Nossa cooperativa atende todo Sul de Santa Catarina”, destaca.

A presidente da cooperativa ainda ressalta a importância da AgroPonte. “A expectativa é a melhor possível, estamos nos preparando para representar muito bem Nova Veneza”, afirma.

Por trás de grandes máquinas, uma grande mulher 

Cristiani Rodrigues Werner é gerente de comunicação e marketing do Grupo Tratowel, que possui matriz em Araranguá e filial em Caxias do Sul (RS). Ela trabalha na empresa há 19 anos. “Somos concessionária da marca New Holland. Oferecemos ao produtor rural tratores e colheitadeiras da marca New Holland e implementos de todos as marcas e modelos. Temos também um completo pós-venda com peças e oficina especializada”, detalha.

A empresa de Cristiani participa da AgroPonte desde a primeira edição. “Meu início da Tratowel foi através do meu curso técnico em agropecuária. Nós consideramos a AgroPonte a nossa feira vitrine no Sul do Brasil.  Tudo isso pelo seu tamanho, organização, estrutura, número de visitantes e aconchego em receber o visitante”, ressalta. “Uma feira coberta, com amplo pavilhão, segurança e estacionamento. Não temos em qualquer lugar e a Agroponte nos proporciona isso tudo”, acrescenta.

Cristiani ressalta o desafio de atuar no setor do agronegócio. “Ser mulher e atuar no ramo do agronegócio é desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante. Conhecer histórias e valorizar as famílias do campo é uma paixão minha. Ano após ano, a minha paixão pelo agronegócio só cresce. Nestes meus 19 anos de atuação aqui na empresa, além de muitos clientes, já fizemos muitos amigos. Hoje, eu também estou à frente do Programa Visita da Colheita, que percorre as propriedades dos clientes nas épocas de colheitas, mas também no plantio e manejo. Isso tudo, é um trabalho de campo, diretamente na lavoura do cliente e reunindo a família toda”, comenta.

Ela ainda ressalta a parceria com a NossaCasa Feiras e Eventos, empresa responsável pela organização da AgroPonte. “Estamos muito felizes em ser parceiros da família Backes e da empresa Nossa Casa por todos estes anos. Nossa expectativa para a feira deste ano é ótima. Procuramos montar um espaço com os principais produtos vendidos aqui na região e sempre levamos alguma novidade de fábrica”, afirma.

Já Loiva Perdona atua com linha orgânica na agroindústria familiar. “Trabalhamos com linha orgânica. Temos um mix de produtos derivados da banana que é nosso carro chefe. Atuamos desde doces, geléias, passas com cobertura de chocolate, chips de banana, pão de biomassa da banana verde, farinha de banana, entre outros produtos. Nasci agricultora e me casei com agricultor. Sempre gostei de produzir e fazer as vendas, isso é o que mais amo fazer”, ressalta.

Moradora do bairro Primeira Linha em Criciúma, Loiva participa da AgroPonte desde sua primeira edição. “Sou muito grata e apaixonada por esta feira, onde vamos mostrar nosso talento como agricultores. Todo ano levamos alguma novidade de banana e este ano não será diferente. Nossa expectativa é a melhor possível e espero que o evento seja tão bom quanto nos últimos anos”, observa.

Trabalhando há 23 anos com agroindústria familiar, ela é proprietária da Ciranda Sabores Orgânico. “Com certificado fomos pioneiros em Criciúma. Hoje, minha cozinha também é certificada para poder produzir toda linha orgânica”, garante.

 

Organização da feira também passa por mãos femininas
A AgroPonte é feita por diversas mãos, entre elas a da diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos, Jaqueline Backes. “Trabalhamos durante meses para construirmos uma feira com pessoas do agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. Todos os anos buscando trazer novidades e inovações desses setores e, neste ano, não será diferente. A 12ª edição da AgroPonte será a maior feira do setor já vista em Santa Catarina”, conta.

Jaqueline está envolvida com a organização da AgroPonte desde a primeira edição. “Estou ao lado de muitas pessoas, claro. Mas é gratificante participar de um evento tão importante para a economia catarinense. Estamos sempre em busca do melhor”, pontua.

280 expositores 
A AgroPonte 2023 contará com 280 expositores de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Serão mais de 30 mil metros quadrados de evento. Além da exposição, a AgroPonte traz novamente neste ano uma programação repleta de palestras, workshops e painéis de discussão.

 

 

Você também pode gostar