Notícias de Criciúma e Região

Mulheres na ciência são homenageadas na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Premiação reconheceu 18 cientistas da Universidade

Considerado o maior evento científico institucional da Unesc, a 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) , finalizou na última sexta-feira, 27, com uma emocionante cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência, no Auditório Ruy Hulse.

A cerimônia de premiação incluiu as categorias Plena, Intermediária e Iniciante homenageando 18 professoras e estudantes da Universidade. Todas receberam menção honrosa. Já as terceiras, segundas e primeiras colocadas de cada categoria ainda levaram para casa placa e voucher para a participação congressos nacionais, estaduais e regionais, fortalecendo ainda mais o compromisso da Unesc com a promoção da pesquisa e igualdade de gênero na ciência.

O Prêmio, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, foi concebido com o objetivo de reconhecer e valorizar o protagonismo das mulheres cientistas em várias esferas, incluindo professoras e pesquisadoras da Unesc, além de bolsistas de iniciação científica da instituição, com o intuito de honrar a notável produção científica realizada por mulheres em diversas áreas do conhecimento.

“Destacar o que tantas mulheres realizam em pesquisa e na produção de conhecimento é um passo fundamental para que outras mulheres se identifiquem como parte desse meio e valorizem o papel que desempenham”, observou a reitora que também é cientista reconhecida em âmbito nacional.

Premiação

A professora pesquisadora Sabrina Arcaro alcançou o primeiro lugar na categoria Plena, na área de Ciências, Engenharias e Tecnologias. Com emoção visível em seu rosto, ela enfatizou que este prêmio é um merecido reconhecimento por todo o trabalho que tem dedicado. Em um gesto de generosidade, Sabrina dedicou o prêmio a todos os seus alunos, valorizando a importância do ensino e orientação na pesquisa científica.

“Essa iniciativa é de extrema importância, pois incentiva as mulheres cientistas. Eu vejo essa profissão como altamente prestigiosa, mas, como em qualquer carreira, enfrentamos muitas dificuldades. Momentos como este nos motivam e nos lembram que estamos no caminho certo”, afirmou a professora Gislaine Zilli Réus, que conquistou o primeiro lugar na categoria Plena, área de conhecimento Ciências da Saúde.

A professora Michele Gonçalves Cardoso ficou feliz com o momento e também parabenizou a iniciativa. Reconhecer o valor dessas pesquisadoras e de suas pesquisas é uma maneira de disseminar o conhecimento. Que este prêmio sirva como motivação para fortalecer ainda mais as pesquisadoras da Universidade e do Brasil”, comentou ela, que ficou em primeiro lugar do Prêmio Mulheres na Ciência Unesc, na categoria Plena, área de conhecimento Humanidades, Ciências e Educação.

Aprendizado

A pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou que o evento proporcionou horas de compartilhamento e aprendizado, culminando na premiação e reconhecimento do lugar das mulheres na ciência, um espaço de grande significado. “Ao valorizar a ciência, estamos efetivamente dando o primeiro passo em direção à inclusão das mulheres em posições de respeito e reconhecimento”, descreveu.

Gisele ainda comentou que a SCT foi um evento grandioso, repleto de conteúdos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a participação de profissionais de altíssimo nível. 

“Durante cinco dias, esses especialistas se dispuseram a compartilhar seus conhecimentos. Isso representa, para nossa universidade, o cumprimento do nosso papel, uma vez que a ciência e a tecnologia desempenham um papel crucial na formação dos acadêmicos”, frisou.

O presidente da Comissão Organizadora da SCT, Rodrigo Machado, enfatizou que o evento alcançou com sucesso a promoção de debates significativos. Ele descreveu como um momento de intensa troca de ideias entre pesquisadores de diversas regiões do país, acadêmicos e destacou, especialmente, os debates relevantes, como o papel das mulheres na ciência.

A segunda edição do Prêmio Mulheres na Ciência já tem o período de inscrição definido. Ocorrerá entre 30 de novembro de 2023 e 7 de fevereiro de 2024. A cerimônia de premiação está programada para o dia 8 de março de 2024, no Dia Internacional da Mulher.

Resultados

Categoria Plena (titulação de doutoras)

1º lugar – área de conhecimento Ciências, Engenharias e Tecnologias – Sabrina Arcaro;

1º lugar – área de conhecimento Humanidades, Ciências e Educação – Michele Gonçalves Cardoso;

1º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde – Gislaine Zilli Réus;

2º lugar – área de conhecimento Humanidades, Ciências e Educação – Vanilde Citadin Zanette;

2º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde – Carolini Mendes;

3º lugar – área de conhecimento Humanidades, Ciências e Educação – Aurélia Regina de Souza Honorato;

3º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde- Louyse Sulzbach Damázio.

Categoria Intermediário (titulação de mestras)

1º lugar – área de conhecimento Ciências Sociais Aplicadas – Andréia Cittadin;

1º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde- Eduarda Behenck Medeiros;

2º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde- Maiara de Aguiar da Costa;

3º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde- Vitória Oliveira Silva da Silva.

Categoria Iniciante (comunidade acadêmica)

1º lugar – área de conhecimento Ciências, Engenharias e Tecnologias – Renata Bochanoski da Costa;

1º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde- Maria Luísa Machado Laureano;

2º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde – Adrielly Vargas Lidio;

3º lugar – área de conhecimento Ciências da Saúde – Aline Vitoreti Prudencio de Vargas Machado.

 

Você também pode gostar