Notícias de Criciúma e Região

Morte repentina de bois causa alerta em Criciúma

Caso foi registrado em propriedade no bairro Quarta Linha

Em três dias, um produtor rural viu três bois morrerem em sequência, sendo um no sábado, outro no domingo e o último nesta segunda-feira, dia 3. A morte repentina dos animais chamou atenção do criador de gado que acionou a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

De acordo com o produtor, que preferiu não ser identificado, a Cidasc informou que provavelmente os bois morreram por conta de uma doença infecciosa, denominada Carbúnculo. A doença é popularmente conhecida como “Peste da Manqueira” ou “Mal de ano”, que é causada pela bactéria Bacillus Anthracis.

A doença inicialmente pode ser assintomática, depois com o desenvolver da moléstia os sintomas passam a serem perceptíveis como a perda do apetite, os animais apresentam tremedeira, pulso rápido, respiração pesada, febre, manqueira e inchaço dos músculos.

Em nota, a Cidasc informou que recebeu até o momento apenas notificação de uma propriedade em Criciúma, onde a suspeita é de Carbúnculo, considerada uma enfermidade de controle não oficial, diferente da febre aftosa e raiva bovina, já que a prevenção do Carbúnculo através da vacinação rotineira que produtores devem realizar anualmente.

A vacinação contra o Carbúnculo tem aplicação indicada para os bezerros até os quatro meses de idade e novamente quando completarem de 9 a 10 meses, posteriormente de forma anual.

Você também pode gostar