Morte e explosão no números de casos de Covid-19 na Região Sul
A morte de uma moradora de Içara e o aumento em 13.800% no número de casos em Imbituba faz com que secretarias de saúde reforcem medidas de prevenção à Covid-19
A morte de uma mulher de 41 anos devido às complicações da Covid-19 e o constante aumento no número de casos gera preocupação no Sul catarinense. A cidade de Imbituba, por exemplo, registrou aumento de 13.800% no número de casos de Covid-19.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
A recomendação é que a população reforce os cuidados de prevenção ao coronavírus e em caso dos sintomas procure atendimento médico.
“Infelizmente tivemos mais um óbito registrado no dia de ontem no município de Içara de uma moradora de 41 anos que foi acometida pelo Covid-19. Nós chamamos a atenção da população para a importância da prevenção”, destaca o secretário de Saúde de Içara, Dr. Sandro Ressler.
Com a morte da moradora do bairro Jardim Silvana ocorrida nesta terça-feira, dia 11, Içara chega a 138 óbitos por Covid-19. A mulher de 41 anos estava internada no Hospital São José.
“Nós chamamos a atenção para importância da utilização de máscara, do álcool em gel, lavagem adequada das mãos, evitar aglomerações desnecessárias e procurar o centro de vacinação para fazer a sua vacina em 1ª, 2ª ou 3ª dose. Nós temos todas elas disponíveis todos os dias para que a população possa completar o esquema vacinal”, informa o secretário.
A vacinação em Içara ocorre das 14h às 20h de segunda a sexta-feira no Centro de Vacinação localizado na Praça da Juventude.
“Vacinação é fundamental para essa contenção. A imunização das pessoas não quer dizer que não possam pegar, mas os sintomas eles diminuem, eles são muito mais brandos e temos observado isso”, conta o secretário.
De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, dia 11, Içara registra 480 casos ativos de Covid-19. Número que já atingiu o patamar dos piores meses da pandemia em 2021. Destes casos, três pessoas estão internadas na UTI.
“O número de casos continua alto, mas o que observamos é uma diferença da gravidade daquele momento passado no ano de 2021 para esse momento do ano de 2022, os quadros tem sido menos graves”, analisa Ressler.
Atendimento dobra no Centro de Triagem
Nessas primeiras semanas de janeiro, dobrou o número de atendimentos no Centro de Triagem de Içara de pessoas com sintomas de doenças respiratórias. Por isso, o local agora abre aos finais de semana das 7h às 19h e houve reforço de profissionais.
“No Centro fizemos avaliação dos casos, consulta médica, testes e dispensação de medicamentos. Isso para dar todo suporte que a população necessita, mas precisamos fortemente da participação de todos no sentido de quebrar as cadeias de transmissão e para isso as medidas de proteção sanitárias são essenciais”, alerta o Secretário.
Imbituba chega a mais de mil casos
A cidade de Imbituba, com cerca de 45 mil habitantes, é a que registrou o maior aumento no número de casos de Covid-19 no Sul catarinense. De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, dia 11, o município conta com 1254 casos ativos da doença.
Isso representa, 252 casos a mais que Criciúma, que possui mais de 200 mil habitantes. Nesta terça-feira, dia 11, a maior cidade do Sul de SC registrou 962 casos ativos de Covid-19.
De segunda-feira, dia 10, para terça-feira, dia 11, foram registrados 407 novos casos de Covid-19 em Imbituba.
Crescimento de 13.800% de casos em Imbituba
A Capital Nacional da Baleia Franca possuía 9 casos ativos de Covid-19 na antevéspera de Natal, dia 23 de dezembro. Desta forma, Imbituba teve um crescimento de 13.800% no número de casos em duas semanas.
Atualmente, nove pessoas estão internadas devido à Covid-19. Destas oito estão em isolamento (6 suspeitos e dois confirmados) e uma dessas pessoas está na UTI. Já em Criciúma, são 19 pessoas internadas sendo 13 da cidade e seis de outros municípios. Destes, sete estão na UTI.
“Todas as autoridades estão em alerta observando quadro epidemiológico em Santa Catarina, tomando medidas nos sentindo de diminuir a transmissibilidade do vírus da Covid-19. Só assim vai dar segurança a toda nossa poulação, mas reitero da importância da população participar desse processo”, finaliza o secretário de Saúde de Içara, Dr. Sandro Ressler.