Notícias de Criciúma e Região

Moradores reclamam dos danos causados por fábrica em Içara

Vizinhos se dizem incomodados com a poeira, baulho e o odor forte causados pelo estabelecimento

A poluição gerada por uma fábrica de vasos de fibra instalada na Rodovia Paulino Búrigo (SC-445), no centro de Içara está causando incômodos a vizinhança. Moradores do bairro Jardim Elizabete, aos fundos da fábrica, se dizem incomodados com a poeira, barulho e o odor forte causados pela atividade do estabelecimento.

O assuntou foi levado para a Câmara, sendo que o vereador Itamar da Silva (PP), propôs uma reunião que aconteceu ontem, 29, com a participação do proprietário da fábrica, José Carlos Cardoso de Moraes Junior, moradores e a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai). Representantes da Fundai, no entanto, não compareceram.

Na oportunidade o proprietário informou que a empresa foi adquirida há 60 dias e que já está tomando as providências necessárias para suas adequações. “Vamos resolver essas questões. Todos os órgãos fiscalizadores já estiveram lá e conforme os prazos estabelecidos vamos realizar as melhorias”, garantiu.

Procurada pela reportagem, a Fundai se manifestou 

No dia 23/08/2023 foi realizada uma reunião na Prefeitura de Içara para tratar do problema relatado pelos moradores com relação a empresa denunciada. Participaram da reunião os moradores, o proprietário da empresa, a Prefeita Municipal de Içara, Procurador, IMA e Fundai. Os moradores foram informados que no dia 22/08/2023 a empresa foi notificada para apresentar um relatório no prazo de 30 dias com as melhorias propostas pelo empreendedor, assinada pelo técnico ambiental da empresa. Nesse sentido, foi proposto aos moradores aguardar a finalização do prazo para regularizar, onde nenhum dos presentes se manifestou contra.

Uma nova reunião foi agendada para esta quinta-feira, 31, entre os vereadores e a Fundai. “O objetivo é não prejudicar ninguém, precisamos nos inteirar sobre o assunto para resolvermos essa questão”, finalizou o vereador, Itamar da Silva.

Você também pode gostar