Notícias de Criciúma e Região

Moradores de Içara pedem manutenção de buraco em rua há mais de um ano

Rua Linha Três Ribeirões, no bairro Liri, está com diversos buracos na via

Os moradores da Rua Linha Três Ribeirões, no bairro Liri, em Içara, reclamam das condições da estrada. Há mais de um ano eles convivem com grandes buracos, falta de drenagem da água da chuva e até boca de lobo com tampas faltantes ou danificadas. 

Foto: Divulgação

Além de incomodar os moradores e deixar a estrada esteticamente feia, a falta de manutenção tem colocado em risco a vida de pedestres. Para desviar dos buracos, eles precisam trafegar quase pelo meio da pista, podendo ser atropelados, pois a rua tem fluxo de carros e caminhões intensos.

Foto: Divulgação

Nas proximidades da Minamel (apenas referência) os moradores pedem manutenção dos buracos há mais de um ano. Segundo eles, a Prefeitura esteve no local, retirou as lajotas, fez a manutenção mas, na próxima chuva que ocorreu, os buracos foram novamente abertos. As lajotas que foram retiradas do local ainda estão sobre as calçadas.

“Já ligamos e fui até a Prefeitura várias vezes, eles nunca têm prazo para arrumar. Cada dia que chove, os buracos ficam ainda maiores e sempre aparece um novo. O IPTU já foi pago, mas a manutenção não está sendo feita”, afirma uma das moradoras.

Foto: Divulgação

De acordo com o Secretário de Obras da Prefeitura de Içara, Márcio Toretti, a rua tem problemas na drenagem, o que faz com que a água não tenha por onde passar, provocando a abertura dos buracos. “Essa rua não é um problema só para a comunidade, mas para a prefeitura também. Nós vamos ter que tomar alguma decisão, mas é uma rua muito deteriorada e agora vai ter que entrar em um cronograma, mas não posso dizer data”, afirma.

Foto: Divulgação

Calçadas e prejuízos

Em junho de 2022 a Prefeitura Municipal notificou os moradores da rua para que realizassem as calçadas em frente às casas. Moradora do local há mais de 30 anos, Nadir Valnier comprou os materiais e iniciou os trabalhos, mas, segundo ela, não conseguiu terminar. 

Como os buracos ficam próximos às calçadas, os buracos estão danificando o investimento dos moradores. “Não tem como fazer calçada, os buracos estão estragando o que fizemos. Isso é dinheiro jogado fora. Sem contar na areia e pedra que compramos para fazer a calçada, mas perdemos tudo, pois estava há muito tempo ali e a água levou”, conta.

Foto: Divulgação
Você também pode gostar