Notícias de Criciúma e Região

Mês da Consciência Negra inicia com exposição de arte em Siderópolis

Há sete obras de arte expostas na Prefeitura

Sete obras de artes da exposição ‘Em Sã Consciência’, da autora Simone Maggi, podem ser prestigiadas na Prefeitura de Siderópolis até o dia 20 de novembro. As criações fazem parte da programação do Mês da Consciência Negra, que abriu na manhã desta segunda-feira, dia 7, em Siderópolis.

Segundo a artista plástica, cada uma de suas criações vieram até ela por meio de uma mensagem do dia-a-dia, coisas que estão acontecendo em sua vida, que ela vê e percebe, coisas que busca dentro de si mesma.

“Elas vêm até mim pela admiração muito grande que eu tenho do povo preto. [As obras] São todas mulheres. Eu acredito muito na necessidade do feminino no dia de hoje. Eu não escolhi pintar mulheres, são mulheres que tenho vontade de pintar, e mulheres negras que tenho vontade de pintar. São ideias geralmente de amor e de força, elas têm um caráter espiritual. São coisas que procuro dentro de mim e vejo nessa força feminina negra essa potência de força e de garra”, pontuou Simone.

A programação é uma realização do Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, do Fórum da Mulher Negra Sideropolitana, do Movimento de Conscientização Negra Cruz e Souza e da Pastoral Afro Nhá Chica.

“Teremos uma programação bem extensa este ano com muita arte e cultura. É uma programação para toda a família sideropolitana participar, adultos e crianças. Teremos eventos que trarão muito conhecimento, e outros, que além disso, trarão muita alegria e inspiração para o nosso município. Fica o convite para que as pessoas não percam essa oportunidade”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

Entre as atividades programadas para este mês estão a formação para professores e o desfile afro no Centro da cidade. “O tempo é o senhor da história e o mestre da verdade, e somos nós os agentes deste tempo. Sempre penso nas “minorias” como pessoas que sofrem atos de discriminação e condenação pelo estado ou por grupos radicais. O racismo, a homofobia, o apagamento histórico dos povos originários devem ser pautas de todo Governo, de todo responsável pela formação de mentes. Temos a missão de unir o nosso Brasil. Basta de ignorância, basta de racismo. Liberdade, igualdade e fraternidade”, disse o assessor de Cultura Arisson Fabrício Nunes.

Confira a programação completa

11/11 – 8h às 17 horas – Formação para professores. Local: Câmara de Vereadores.

18/11 – 9h – Desfile Afro – Saída Vila Rica; e espaço Cultural na Praça.

19/11 – Projeto Emcena Brasil – Peças de teatro. Local: Praça da Matriz.

20/11 – Projeto Emcena Brasil – Peças de teatro.

25/11 – 19h – Banda de Brincar – Em uma viagem fantástica – Teatro Musical.

27/11 – Missa Afro na Igreja Santa Bárbara.

Você também pode gostar