Menu de Páscoa: bacalhau!

O bacalhau é um convidado sempre muito especial para o almoço ou jantar de Páscoa. Para ajudar a você no preparo, o Portal Litoral Sul, conversou com a chef de cozinha Sandra Zapelini, que escolheu uma receita deliciosa para a data, o Bacalhau Espiritual. Segundo ela, trata-se de um prato cheio de cor e com um aroma intenso. “E o melhor, não sai caro já que muita gente deixa de fazer por que sempre pensa no valor. É um prato que rende”, garante. Confira:

Bacalhau espiritual

Média 60 minutos

6 pessoas

 Ingredientes

800 g bacalhau

2 folhas de louro

qb pimenta

qb sal

1/2 pão de forma

250 ml leite

150 ml azeite

400 g cebola

4 dentes de alho

200 g cenoura

500 ml molho béchamel

200 g queijo ralado

 

Modo de preparo

  1. Cozinhe o bacalhau num tacho com 2,5 litros de água, 1 folha de louro, pimenta e sal. Depois de cozido, retire as espinhas e a pele e reserve as lascas de bacalhau. Preaqueça o forno a 180º C.
  2. Embeba o pão em leite. Deixe que este se desfaça e depois escorra. Reserve o pão.
  3. Num tacho com o azeite refogue as cebolas cortadas em meias luas, o alho picado, as cenouras raladas e a outra folha de louro, até a cenoura começar a perder a cor.
  4. Adicione as lascas de bacalhau e deixe refogar até o bacalhau ganhar gosto. Retire a folha de louro. Para ligar todos os ingredientes, junte o pão. Deixe cozinhar durante 5 minutos.
  5. Acrescente o molho béchamel já preparado e envolva bem.
  6. Deite o preparado num tabuleiro de forno, salpique com o queijo e leve ao forno a gratinar durante 10 minutos, ou até criar uma crosta dourada.
  7. Sirva de imediato e acompanhe com uma salada verde.
Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.