Sem garantia alguma de que será o candidato do MDB ao governo, o ex-prefeito Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul, será lançado pré-candidato no dia 11 de junho, em Curitibanos, posição geográfica estratégica para receber gente de todo o Estado.
A ideia é reunir muitos emedebistas e mostrar a força do maior partido de Santa Catarina, enquanto a maioria dos prefeitos, vices, os deputados estaduais e muitos vereadores prefiram abraçar o projeto de Carlos Moisés (Republicanos) à reeleição.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Nos últimos dias, Antídio e o presidente Celso Maldaner percorreram regiões e se encontraram com lideranças (foto) para defender a ideia de que as bases estão a favor da candidatura própria e de que ela foi legitimada pela prévia, que não chegou a ocorrer.
Prefeitos, vices e deputados também fazem parte da base e não têm o mesmo entendimento, basta lembrar o que ocorreu há quatro anos, quando o discurso era o mesmo e o projeto do partido ao governo, liderado pelo então presidente da sigla e deputado federal Mauro Mariani, foi um estrondoso fracasso, sequer chegou ao segundo turno.
A justificativa emedebista, à época, foi o atropelamento da onda Bolsonaro, embora muitos candidatos da sigla estivessem surfando nela e se valeram do fenômeno eleitoral para garantirem o mandato nas urnas.
Articulação
Cresce entre os emedebistas que não aceitam a pré-candidatura própria a alternativa de que o ex-prefeito de Joinville Udo Döhler, hoje bastante ligado ao projeto de Antídio Lunelli, seja convidado para vice na chapa de Carlos Moisés.
Seria uma articulação acertada, capaz de atrair um dos poucos grupos da sigla que ainda olham o projeto do atual governador com certa descrença e oferecer um nome de consenso dentro do partido.
Marcado
Será quarta-feira, às 19h, no Lira Tênis Clube, a filiação do prefeito Topázio Silveira Neto, no PSD, com direito ao agrado do presidente nacional da sigla, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.
Topázio era filiado ao Republicanos quando eleito vice, mas ficou sem partido antes mesmo de Gean Loureiro (União Brasil) renunciar ao cargo pela escolha de Moisés pela sigla.
No PSD, Topázio respalda a pré-candidatura de Gean, o que já seria natural, principalmente depois que convenceram o ex-governador Raimundo Colombo a desistir do projeto ao governo.
Concurso
Atenção concurseiros, o governo do Estado anunciou nesta segunda a abertura de concurso público.
Serão 2.297 vagas ao todo para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura, Epagri, Iprev, Controladoria-geral do Estado e Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa.
O governador Carlos Moisés informou também que a administração estadual vai nomear 796 servidores já aprovados em concurso.
Em função da legislação eleitoral, devem ingressar até o dia 30 de junho na Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria da Fazenda e Cidasc.