Notícias de Criciúma e Região

Lula é diplomado presidente da República e faz discurso emocionado

Presidente eleito chorou em diversos momentos ao lembrar de situações difíceis de sua trajetória

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se emocionou em diversos momentos de seu discurso de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta segunda-feira, 12. A diplomação de Lula, e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), aconteceu na sede da Corte, em Brasília. A cerimônia marca o fim do processo eleitoral e encerra o prazo para questionamentos do pleito.

Logo no início de seu discurso, Lula chorou a falar do fato de seu diploma de presidente ter sido o primeiro de sua vida, em alusão ao discurso emocionado que fez também em 2002. Em seguida, destacou agradecimentos a seus apoiadores e as condições especiais em que se deram as eleições de 2022.

“Poucas vezes, na história recente deste país, a democracia esteve tão ameaçada. Poucas vezes, na nossa história, a vontade popular foi tão colocada à prova e teve que vencer todos os obstáculos para, enfim, ser ouvida”, disse Lula em seu discurso.

No evento, Lula e Alckmin receberam um diploma assinado pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. O documento certifica que a Justiça Eleitoral apurou todos os votos, analisou as contas dos partidos, avaliou os recursos que questionaram o resultado do pleito e atesta que ambos têm condições de assumir o mandato de 2023 a 2026.

Esta foi a última solenidade antes da posse de Lula como presidente da República, que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023. O evento marca o término do período eleitoral brasileiro.

Você também pode gostar