Notícias de Criciúma e Região

Juliana Stecanella Carminatti: Refletindo sobre o fazer pedagógico da educação de Criciúma

Hoje venho fazer uma reflexão sobre o fazer pedagógico da educação de Criciúma, devido ao caos que estamos vivendo em nosso município. Nos últimos dias tenho lido e refletido muito sobre o tema e analisando cheguei a algumas conclusões.

Assim, como em outros municípios, aqui em Criciúma também temos uma Secretaria de Educação na qual existe uma equipe formada por uma hierarquia. Certo?

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Nessa equipe, nossa gestora maior é a Secretária de Educação e é de sua responsabilidade junto de seus coordenadores pensar, refletir, planejar e traçar metas sobre o fazer pedagógico de nossa educação. Pela lógica todo esse ato planejado precisa ser mediado e dialogado com os gestores das escolas, os quais precisam ser eleitos pela comunidade escolar, sendo que conhecem a realidade a qual irão executar as ações planejadas junto a equipe gestora da Secretaria de Educação. Pensem comigo: PENSAR, REFLETIR, PLANEJAR, TRAÇAR METAS E DIALOGAR, são ações pedagógicas que podem trazer para as escolas quais resultados?

Com certeza, todos estarão em busca de um bem comum em SINTONIA, consequência: EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, seguido do: AUMENTO DO IDEB.

Essa é a lógica, esse é o caminho, é fácil? Não! Mas, não podemos falar de educação sem planejamento. Isso é fato!

Gosto de comparar a educação (secretaria, gestores, professores e escolas), como um trem com muitos vagões em movimento contínuo, um vagão sai do trilho o trem perde o controle. É isso que está acontecendo com a educação de Criciúma, os vagões principais responsáveis por comandar esse trem estão fora do trilho, fazendo com que os demais percam o controle também, saindo e voltando, saindo e voltando. Gerando com isso confusão, insegurança, frustração e medo. Afinal? Como vamos seguir os vagões principais, se nem eles sabem para onde estão indo?!

Deixo aqui no meio de tantas incertezas, uma única certeza: a EDUCAÇÃO de Criciúma está doente e corre o grande risco de piorar. Já é hora de mudar os vagões principais, para que os demais consigam andar no trilho com segurança. Agora, vagão que se esforça para andar no trilho, mesmo diante de tantas dificuldades, esses não devem ser mexidos, mas sim “ouvidos”.

SOU DEFENSORA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, MAS COM EFICIÊNCIA E INTELIGÊNCIA NAS ATITUDES E AÇÕES!

 

Juliana Stecanella Carminatti – professora da Rede Pública Municipal de Criciúma.

Você também pode gostar