Inverno faz aumentar a procura por serviços de controle de pragas

O inverno é a época ideal para realização de medidas preventivas e corretivas em combate às pragas urbanas e o reflexo desse entendimento se dá no aumento médio de 76% na procura pelo serviço de desratização durante a estação. O dado vem de um levantamento da Associação Catarinense de Controladores de Pragas (ACPRAG), que registra um pico nos meses de julho e agosto. As condições são mais favoráveis nessa época por conta do período de chuvas que eleva o nível de água pluvial nos sistemas de esgotos e, com isso, a os roedores se movimentam mais.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

As temperaturas mais amenas tornam os procedimentos de prevenção às pragas urbanas mais eficiente, frisa o biólogo Sérgio Bocalini. “Os ratos têm uma tendência de ficarem mais próximos do ser humano nas residências, espaços fechados, indústrias e locais de armazenamento em função da queda de temperatura. Com a diminuição de insetos e aracnídeos no inverno, por conta da lentidão do metabolismo e reprodução, esse é o momento estratégico para intensificar a prevenção evitando problemas nos períodos mais quentes do ano”, explica o profissional.

O biólogo também alerta sobre os cuidados a serem tomados nos ambientes após o procedimento de desinsetização. As regras de afastamento da área, respeitando o período de reentrada, devem ser cumpridas para que não haja evitar riscos de volatização de produtos aplicados e até intoxicação. “Nos locais com animais domésticos é importante realizar a limpeza do local para retirar o residual de produto no espaço que o animal utiliza para dormir ou passa maior parte do tempo, evitando assim a penetração de inseticida na pele”, pondera Bocalini.

Algumas medidas preventivas podem ser adotadas em casa como o bom acondicionamento do lixo, vedação de frestas de portas e janelas, colocação de ralos protetores e limpeza constante das caixas de gordura. ”É importante ter cuidado com o uso de raticidas que podem ser nocivos à saúde, por isso o procedimento ideal para eliminação das pragas é a escolha de uma empresa certificada que realize o serviço sem danos”, reforça o presidente da ACPRAG, Claudenir Machado.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.