Notícias de Criciúma e Região

Imposto de Renda na Praça tira dúvidas e incentiva doações em Criciúma

Ação Imposto de Renda na Praça voltou a ocorrer de forma presencial e possibilitou que diversas pessoas tirassem dúvidas na Praça Nereu Ramos em Criciúma

Após dois anos ocorrendo de forma remota devido a pandemia da Covid-19, a ação Imposto de Renda na Praça voltou a ocorrer de forma presencial. Diversas pessoas tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto e ainda pudera saber como doar para algumas instituições. A ação ocorreu na Praça Nereu Ramos neste sábado, dia 9 em Criciúma.

Essa foi a 12ª edição do evento que é uma parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), e o Fundo Municipal do Idoso, Fundo da Infância e da Adolescência, rede NAF, Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont) e Sescon Sul/SC.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Durante toda a manhã, alunos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc tiraram as dúvidas da população sobre a declaração do Imposto de Renda. “Eu queria saber se poderia destinar um percentual do imposto para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso. Fui tirar esta dúvida e eles esclareceram muito bem, me explicando que posso sim”, revelou o o Corretor de Imóveis, Ramón Jamardo Neto.

Ainda durante a manhã, ocorreram diversas apresentações culturais de várias instituições de Criciúma. “É uma verdadeira festa de doação, de participação das entidades, do curso de Ciências Contábeis da Unesc. Para nós é uma alegria muito grande receber todos os contribuintes para fazer a doação e tirar dúvidas, esclarecer e mostrar a importância social que é fazer a doação”, comentou o coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), professor Manoel Vilsonei Menegali.

Ao todo são 32 instituições que podem receber recursos através de dedução do Imposto de Renda. “São 32 instituições na área da infância e sete de idosos. Importante deixar que este recurso fique na nossa região, gerando e desenvolvendo aqui. Temos a grande satisfação de nestes 12 anos poder contribuir com isso”, completou o coordenador do Núcleo.

A ação leva experiência aos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc. “Percebemos que a maioria dos contribuintes questionam pontos específicos no que tange o Imposto de Renda, como limites, isenção, o valor tributário, o que compreende o Imposto de Renda, quais os valores que eles precisam declarar. Na sétima fase do curso, tivemos toda a teoria, o auxílio dos professores”, enfatizou a acadêmica da sétima fase, Michele Mazzorana.

Próxima edição

O Imposto de Renda faz tanto sucesso que a próxima edição já está sendo planejada.
“Esta é uma iniciativa pensada com carinho de um ano para o outro, pois ela é uma ação de extensão que tem uma responsabilidade muito grande, porque, além de orientar as pessoas sobre o correto preenchimento da declaração do Imposto de Renda, a gente incentiva a destinação e parte deste imposto para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso”, acrescentou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Lúcia Ferreira Guimarães.

A ação é uma forma da Universidade cumprir o papel comunitário, segundo a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. “A Unesc é uma Universidade de caráter comunitário, cuja origem tem um compromisso muito grande com as necessidades das pessoas que vivem aqui nesta região. O nosso compromisso é desenvolver pessoas para que possam multiplicar soluções que venham ao encontro das necessidades da comunidade”, disse.

Você também pode gostar