Notícias de Criciúma e Região

Imetro autua empresas de pescados do Sul por quantidade de água nas embalagens

A Operação Páscoa do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) intensificou as ações nas últimas semanas. Desta vez, o foco está nos pescados congelados. Com o objetivo de realizar análises metrológicas para avaliar se o peso do produto condiz com o declarado pelo fabricante no rótulo, a ação conjunta com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), visitou cinco empresas em Laguna e Imaruí e coletou, aproximadamente, 1,5 toneladas de pescados. Dos seis lotes coletados, dois – de empresas diferentes – foram reprovados.

Durante as fiscalizações, foram coletadas amostras de pescado congelado, como peixes inteiros, filés, marisco e camarão, para avaliar se atendem as normas metrológicas vigentes estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A adição excessiva de água mascara o peso líquido do produto, o que é irregular, gerando concorrência desleal entre os indústria de pescados e prejuízos ao consumidor.

Os seis lotes de pescado coletados na operação conjunta entre o Imetro e Cidasc foram submetidos à perícia metrológica no Laboratório de Produtos pré-medidos, em São José. No primeiro lote reprovado, a quantidade declarada pelo fabricante na embalagem era de 15 kg, mas a média encontrada foi 14,1 kg, já no segundo, a quantidade declarada era também de 15 kg, mas a média encontrada foi de 13,9 kg.

“As empresas responsáveis pelos produtos não conformes foram autuadas e responderão a um processo administrativo, no qual terão direito ao contraditório e ampla defesa. Porque quem sofre é o consumidor que acaba pagando pela água, enquanto deveria estar pagando apenas pelo pescado adquirido”, afirma o gerente de Produtos Pré-medidos do Imetro, Jeferson Farias Domingues.

Durante a Operação Páscoa já foram realizadas 1.200 avaliações preliminares, onde, somente em chocolate, 15.600 embalagens foram pesadas, além de outros produtos. A Operação continua nas próximas semanas.

Você também pode gostar