Notícias de Criciúma e Região

Içara produz materiais adaptados para estudantes com necessidades específicas

Com o Núcleo de Produção de Materiais, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia consegue ensinar com equidade, independente das condições do estudante

O município de Içara conta com 31 estudantes com necessidades específicas que são atendidos pelo Núcleo de Produção de Materiais. Este setor da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é responsável por adaptar as apostilas, livros didáticos e paradidáticos de acordo com a realidade de cada estudante, em uma iniciativa pioneira – e única – na Região Carbonífera.

Para os estudantes com baixa visão, os materiais são ampliados. Caso a cegueira seja total, os textos e imagens são traduzidos para o braile. Já os estudantes diagnosticados com deficiência intelectual e/ou dificuldades de aprendizagem recebem os materiais adaptados. “No mês de julho, foram impressos 71 materiais adaptados e nas primeiras duas semanas de agosto, mais 26. O núcleo realiza as impressões trimestralmente, para que os estudantes já tenham o material pronto quando o professor começar a abordar determinado conteúdo”, explica Liliam Tezza Budny, coordenadora do Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cacilda Dajori Possamai.

O Núcleo de Produção de Materiais fica localizado neste espaço, onde os profissionais realizam as adaptações necessárias por meio de programas de computador, fazem a impressão, encadernação e depois encaminham para as unidades de ensino. A estrutura ainda disponibiliza atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia aos estudantes da rede municipal, auxiliando em seu desenvolvimento. “Felizmente, temos conseguido dar esse suporte aos estudantes com necessidades específicas e o resultado é perceptível. Há estudantes que são alfabetizados devido ao suporte que o material oferece”, pontua Elenice Alvim de Oliveira, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara.

Você também pode gostar