HSJosé inaugura equipamentos altamente tecnológicos para melhor atender a população
Inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 1º
O Hospital São José, em Criciúma, inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 1º, dois novos equipamentos de ressonância magnética e tomografia. Os aparelhos são altamente tecnológicos e vão promover aos pacientes mais conforto, rapidez e precisão nos resultados.
O aparelho de ressonância magnética foi adquirido por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), solicitado em 2019, com um investimento de R$ 8,5 milhões. O valor só foi possível arrecadar com a ajuda de 93 empresas doadoras. O equipamento realiza breve diagnóstico de câncer e conta com a entrada na máquina pelos pés, tornando o exame mais agradável ao paciente.
Já o equipamento de tomografia computadorizada foi adquirido por meio do Fundo Municipal do Idoso, solicitado em 2021, com investimento total de R$ 2,7 milhões. A máquina de última geração resultará em imagens que sairão muito mais claras, nítidas e com laudos mais precisos.
Para a diretora geral do Hospital São José de Criciúma, Isolene Lofi, a aquisição dos equipamentos é um grande avanço nos atendimentos da unidade hospitalar. Os aparelhos já foram instalados e devem começar a ser utilizados nos próximos dias, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e particular.
“A gente se alegra com os equipamentos que colocamos à disposição da comunidade. Ao lado disso, também qualificamos ainda mais os nossos colaboradores. Pra nós é motivo de alegria, saber que atrás desses equipamentos tem muitas pessoas que participaram desses projetos”, enalteceu a diretora.
Antes da aquisição das máquinas, os exames de ressonância magnética eram terceirizados. Uma máquina alugada prestava o serviço dentro do HSJosé e, para atender a demanda, alguns pacientes eram levados para clínicas parceiras para realizar os exames. A unidade hospitalar já contava com dois tomógrafos e agora, com o novo aparelho, aumentará o número de atendimentos.
“Há muitos anos estamos trabalhando para que o Hospital São José tenha todo um aparato de equipamentos modernos. Inauguramos nos últimos anos dois aceleradores nucleares e agora a ressonância magnética e o tomógrafo. Isso nos dá uma segurança maior na qualidade do diagnóstico do paciente. Também o hospital terá uma condição de prestar serviços internos, até para ter equilíbrio financeiro”, frisou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
Durante o evento, foram homenageadas as empresas que contribuíram com as ações, que possibilitaram a compra dos equipamentos. Participaram do ato de inauguração o Secretário Geral de Criciúma, Arleu da Silveira, representando o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, representantes do hospital e autoridades da região.
“Graças a Deus nós temos o Hospital em nosso município e para atender toda a região. Esse equipamento só nos traz alegria, pelos funcionários que vão atender, mas principalmente pelos pacientes que vão utilizar e serão os maiores beneficiados”, agradeceu Silveira.
Os participantes da inauguração puderam conhecer de perto os equipamentos, que já foram instalados nos locais de funcionamento. O padre Samiro Meurer esteve presente, fez uma oração com todos os presentes e abençoou as novas máquinas.