Notícias de Criciúma e Região

Aprovado projeto que institui o Cordão de Girassol para identificar pessoa com deficiência oculta

Lei foi aprovada em Morro da Fumaça e também em Cocal do Sul, nesta semana

Os vereadores de Morro da Fumaça aprovaram o Projeto de Lei nº 09/2023, de autoria de Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP) e Luciano Formentin Pereira (PL), que estabelece o uso facultativo do Cordão de Girassol como um instrumento auxiliar de orientação para identificar pessoas com deficiências ocultas. Conforme os edis, a iniciativa tem como objetivo oferecer uma forma de identificação para aqueles que possuem deficiências ocultas, ou seja, condições de saúde que não são facilmente perceptíveis visualmente.

“É essencial compreendermos que o cordão identifica que a pessoa necessita de um atendimento, um suporte especial, sem necessidade de dar explicações, evitando constrangimento para o usuário e familiares”, destacou na oportunidade a  vereadora Simoni.

Marina Amboni, vice-presidente da Associação de Doenças Intestinais de Santa Catarina, enfatizou a importância da conscientização. “Não estamos buscando privilégios ou vantagens na fila. Pessoas com doenças ocultas, como fibromialgia, doença de Crohn, autismo e ostomia, todas necessitam de atenção e compreensão. Não escolhemos ter essas condições, mas aprendemos a conviver com elas da melhor maneira possível, buscando apoiar outras pessoas que enfrentam situações semelhantes”, destacou Marina.

“Como psicólogo clínico, entendo perfeitamente que algumas pessoas têm receio de falar sobre suas terapias. Principalmente crianças e adolescentes podem sentir medo de serem mal interpretados pelos colegas, sendo rotulados erroneamente. Por isso, gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho desenvolvido, pois é essencial desmistificar esses estigmas e oferecer um ambiente acolhedor”, disse o vereador, Luciano Formentin.

Lei aprovada também em Cocal do Sul

A Câmara Municipal de Vereadores de Cocal do Sul, aprovou nesta terça-feira, dia 30, o Projeto de Lei 05/2023, de autoria da vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP), que dispõe sobre a utilização do Cordão de Girassol, como símbolo para identificação da pessoa com deficiência oculta no município.

A confecção da carteira de identificação e fornecimento do cordão verde com estampas de girassóis está sendo realizada pela APAE Cocal do Sul há alguns meses, e embora já em uso, ainda não havia uma lei que regulamentasse a utilização do instrumento que auxilia na identificação de deficiências e transtornos ocultos como: autismo, transtorno de déficit de atenção (TDAH), doença de Crohn, fibromialgia e fobias extremas.

Corḍo de Girassol РPL aprovada РPor Ana Paula Nesi

“Quando falamos em lei, há muito mais respeito. Isso vai evitar que as famílias passem por momentos constrangedores em filas”, explica Juliana Mathias. Mãe de duas crianças autistas, ela relata a importância do projeto que agora se tornará lei. “Eles não têm o senso de esperar, não conseguem entender como outras crianças. Então vai evitar o constrangimento e os olhares. Sabemos que não vai resolver tudo, mas já é algo muito importante para a nossa comunidade de pessoas, mães e famílias atípicas”, destaca.

Segundo a vereadora Maria Luiza, o cordão elimina a necessidade de explicações e justificativas e evita constrangimentos de ambas as partes, garantindo assistência diferenciada, prioridade nos atendimentos e mais segurança durante viagens, passeios, compras, entre outros locais.

“No Brasil, o uso do Cordão de Girassol está se tornando uma crescente em espaços públicos. Atualmente, as Casas Legislativas de todo país têm chamado atenção para conscientização do cordão. Sendo assim, a implantação da presente medida no município de Cocal do Sul trará inúmeros benefícios e muitas melhorias em questões de acessibilidade, inclusão e conscientização de toda a população”, afirma.

O projeto segue agora, para sanção do Governo Municipal, através do Prefeito Fernando de Fáveri.

Saiba mais

O Cordão de Girassol consiste em uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, com estampas de girassóis.O uso é opcional para pessoa com deficiências ocultas, assim como para seus acompanhantes e atendentes pessoais. Os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto ao uso do Cordão de Girassol para a identificação das pessoas com deficiências ocultas.

Saiba o que é e para que serve o Cordão de Girassol; ligue sua empatia

Você também pode gostar