Notícias de Criciúma e Região

Hospital Santa Catarina realiza videocirurgia de apendicite pela primeira vez

Procedimento inédito foi realizado na manhã desta quinta

Na manhã desta quinta-feira, dia 05, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, fez a primeira videocirurgia de apendicite de sua história. O procedimento foi comandado pelo cirurgião Christian Escobar Prado, e foi viabilizado pela aquisição dos equipamentos necessários para a realização da cirurgia.

A videocirurgia ou laparoscopia é uma técnica minimamente invasiva, caracterizada por incisões pequenas (de 0,5cm a 1cm) com a utilização de instrumentos especializados e o auxílio de uma microcâmera para a visualização do interior do organismo.

“Parece uma pequena vitória, mas mais de 20 apendicectomias são realizadas todos os meses no Hospital Santa Catarina, que agora terá a oportunidade de oferecer o mesmo tratamento dos hospitais privados”, comemorou o doutor Christian.

Até então, a estrutura do hospital para cirurgias por vídeo era limitada para procedimentos como os de simpatectomia (tratamento de hiperidrose), herniorrafias inguinais ou orquidopexias videolaparoscopicas. Mas para cirurgias mais comuns, como as de apendicite, não havia os materiais adequados.

A apendicectomia videolaparoscópica realizada nesta quinta-feira é recomendada para casos de apendicite aguda, inflamação que hoje afeta aproximadamente 7% da população em algum momento da vida. A utilização da via laparoscópica permite recuperação pós-operatória mais rápida e diminui o risco de complicações relacionadas a aderências no pós-operatório tardio.

“O hospital adquiriu os equipamentos que permitirão que grande parte das cirurgias pediátricas e ginecológicas, que até agora eram realizadas de forma convencional, se beneficiem de uma cirurgia com menos dor, cicatrizes e melhor recuperação pós-operatória. Agora poderemos fazer a cirurgia do refluxo gastroesofágico, gastrostomias, colecistectomias, videotoracoscopias e muitos outros procedimentos por vídeo”, destacou o cirurgião.

Você também pode gostar