Notícias de Criciúma e Região

Grupo traz alegria com peça teatral na Praça Nereu Ramos

Espetáculo "Um Pé de Quê?”, com o grupo Cirandela, foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 3, em Criciúma

Foi difícil circular pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma, na tarde desta quinta-feira,3, sem ao menos dar uma paradinha e espiar uma peça teatral que estava sendo apresentada. Um grande espaço cênico ao ar livre foi montado, com uma bela caracterização sendo o ponto de partida do Espetáculo “Um Pé de Quê?”, com o grupo Cirandela.

Na história Rosa e Hortelão, dois jardineiros vindos de um futuro, carregam seu próprio universo: um pomar. Lá cultivam plantas, sucos, grãos, raízes, frutos. Captam a inflorescência da essência, fazem suas rebeligrões e tem seus Plocs, afinal de contas, “um pomar não tem rei, um pomar é livre. Você é um pé de quê se você é o que você come? Você é um pé de quê se você é o que você cria?”

O evento cultural faz parte do Projeto Oxigênio que integra o Serviço Social do Comércio (Sesc), Unidade de Criciúma e foi direcionado ao público escolar. Foram convidadas as escolas estaduais Professor Lapagesse e Humberto de Campos. “A apresentação aconteceu na praça para contemplar os dois colégios, já que devido a pandemia, tivemos ausência de espetáculos. E claro,  contempla também quem passa pela Praça que muitas vezes chega a ser o seu primeiro contato com o teatro”, comenta a técnica de cultura do Sesc, Cristine Nazário Ramos.

“O projeto acontece em várias unidades do Sesc em todo Estado e nosso principal objetivo é  atender uma demanda cultural da cidade. Em cada unidade acontece em um formato diferente. A ideia é de oxigenar a produção cultural”, destaca a analista de cultura do Sesc, Kamila Debortoli. A programação segue em setembro deste ano.

Público ficou encantado

“Nossa foi muito legal! A música, a roupa, eles interagem com a gente”, disse a pequena, Joana Zeferino Dias, oito anos, encantada com o que estava presenciado.

A professora Maria Gliselda De Luca que estava acompanhada dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental considerou a iniciativa interessante. “As crianças ficaram muito empolgadas, e o bacana é que o tema envolve os pequenos, pois trata sobre a natureza, preservação e de forma interativa”, disse ela.

Durante a apresentação, que durou 1 hora, além das crianças, contemplou também o público que circulava pela praça, como o aposentado, João Carlos Fernandes, 67 anos, que até sentou no meio fio para acompanhar à peça. Ele conta que estava de passagem e parou para ver. “Muito boa a peça. Ótima Iniciativa, gostei muito da mensagem que passaram”, disse ele que é morador de Balneário Rincão.

Veja as fotos:

 

 

Você também pode gostar