Notícias de Criciúma e Região

Grupo de apoio aos celíacos discute ações com Poder Público

Objetivo foi ouvir as demandas, propostas e sugestões de medidas que garantam a inclusão e os direitos de pessoas com intolerância ao glúten

O prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris, se reuniu no Paço Municipal Marcos Rovaris, com representantes do Grupo de Celíacos de Criciúma e Região. O objetivo do encontro, realizado nessa segunda-feira, dia 19, foi ouvir as demandas, propostas e sugestões de medidas que garantam a inclusão e os direitos das pessoas com intolerância ao glúten.

“A prefeitura está sempre à disposição para ouvir, discutir e acatar sugestões. A mobilização do grupo trouxe ao nosso conhecimento alguns desafios dessa população, os quais a administração pública, em trabalho conjunto com outras instituições, pode ajudar a solucionar”, afirmou o prefeito em exercício.

“Foi uma oportunidade para apresentarmos os objetivos e necessidades do nosso grupo na educação, saúde, direitos do consumidor e estabelecimentos para alimentação”, relata Simone Biléssimo, integrante do grupo, que atualmente conta com 200 pessoas, e representa, segundo ela, mais de 1 mil pessoas com a doença na cidade. Simone explica que a doença celíaca é uma condição sistêmica e autoimune, e que a única forma de tratamento eficaz é manter uma alimentação isenta de glúten e contaminação. “Por isso, a parceria da prefeitura importante para a melhorar a qualidade de vida dos pacientes celíacos e de seus familiares”, justifica.

Dentre os temas abordados, a serem estudados pelo município, estão ações de conscientização e capacitação nas escolas, diagnóstico e identificação de pacientes celíacos na saúde pública municipal, orientação e fiscalização do Procon sobre rotulagem, prática de preços abusivos, armazenamento, e disposição adequada de produtos sem glúten nas prateleiras, proposição de leis voltadas para essa população, e a possibilidade de ofertar, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, uma cesta básica livre de glúten para famílias vulneráveis com integrantes celíacos.

 

Você também pode gostar