Notícias de Criciúma e Região

Fusões e aquisições são tema de encontro de empresários no Crio em Criciúma

Atividade promovida pela Stars Aceleradora reuniu cerca de 30 pessoas

Fusões e aquisições de negócios e empresas, da sigla em inglês M & A (Mergers and Acquisitions), foi o tema central de um encontro de empresários realizado nessa quinta-feira, dia 26, no Centro de Inovação de Criciúma (Crio). O evento foi promovido pela Stars Aceleradora e reuniu três speakers que abordaram o tema durante toda tarde e início da noite.

Além de Aislan Menk, CEO da Stars Aceleradora, conversaram com o público Carlos Nunes, diretor da Corsul e Edilson Zanatta, conselheiro acionista da Farben. A intenção foi promover conhecimento e networking para fomentar negócios na região sul catarinense.

“Este é um tema importante e pouco conhecido no cotidiano dos empresários. A maioria trabalha muito no operacional e não conhece um caminho para venda do seu negócio ou até mesmo para a aquisição de negócios estratégicos que possam fazer a empresa crescer, ganhar escala e adquirir novos talentos. Trazer isso para as principais lideranças da região é uma maneira da gente conseguir otimizar os resultados de todos para que possam ter números ainda melhores”, avalia Aislan Menk, CEO da Stars Aceleradora.

Segundo um levantamento da Kroll, somente nos três primeiros meses de 2024, foram realizadas 320 operações de fusões e aquisições no Brasil, movimentando mais de 38 bilhões de reais. Apesar do grande volume financeiro, o número representa uma queda de 4% com relação ao mesmo período do ano anterior.

“A tendência é esse modelo de negócios crescer cada vez mais. Ele é utilizado mais em grandes empresas, mas também é acessível para empresas menores. O que acontece é que muitas vezes esses empresários não sabem que podem fazer esse tipo de negócio que pode dar mais liberdade e com maior velocidade”, acrescenta Menk.

Exemplo da Corsul e da Farben são compartilhados com os empresários

Um dos exemplos de M & A apresentado ao grupo de empresários foi o da Corsul. A empresa fundada em 1991, em Criciúma, é referência no fornecimento de equipamento de segurança e insumos para a indústria e foi vendida em 2022.

“Quando surgiu a primeira oportunidade de venda em 2010, eu não sabia nada sobre esse modelo, então fui estudar e me aprofundar. Entendi que a venda precisar ser feita no momento certo e identificar isso é um desafio. Até que em 2022 entendemos que era a hora e encontramos o grupo certo e, então, finalizamos a negociação. Quando isso aconteceu, tínhamos dez filiais espalhadas por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Foi uma decisão difícil porque impactaria em muitas famílias, mas foi uma decisão acertada”, conta Carlos Nunes, diretor da Corsul.

Edilson Zanatta, conselheiro acionista da Farben, compartilhou a história de empreendedorismo da família e da aquisição de empresas. “Quando começamos, vendíamos apenas tintas moveleiras. Depois de uma grande crise, revimos nosso negócio e resolvemos expandir as operações para tintas automotiva e industrial. E em 2011 e 2017 adquirimos empresas no Paraná e no Rio Grande do Sul que nos fizeram expandir os negócios”, conta. Hoje, a Farben tem quatro filiais, sendo três no Brasil e uma na Argentina.

Os encontros de empresários promovido pela Stars Aceleradora são realizados de maneira trimestral na região sul.

Sobre a Stars Aceleradora

A Stars Aceleradora é, atualmente, a maior rede de aceleradoras do Brasil, com mais de R$ 30 milhões investidos e uma rede com mais de 370 investidores. Hoje conta com escritórios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

A Stars conta com um grupo qualificado de grandes lideranças que buscam, juntas, maior competitividade para os seus negócios, por meio de conhecimento do mundo da inovação, networking qualificado e investimentos estratégicos em negócios promissores com alto potencial de escala.

Atualmente, a Stars está investindo em mais de 30 negócios distribuídos em mais de 15 estados brasileiros. A seleção e a diligência dos negócios ocorrem junto dos investidores e com a curadoria dos times de Aceleração e Investimentos da empresa.

Você também pode gostar