Notícias de Criciúma e Região

Furto de gado preocupa produtores em Sombrio

Instalação de câmeras e ronda rural foram pontos levantados em encontro entre a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha e Polícia Civil do município

Instalação de câmeras em pontos essenciais do interior e rondas rurais da Polícia Militar (PM) foram os principais encaminhamentos de uma reunião que discutiu o roubo de gado em Sombrio, no Extremo Sul catarinense. O problema tem crescido na cidade e na região e tem assustado os produtores de gado.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“A gente sabe e luta sempre pra aumentar o efetivo da Polícia Civil de Sombrio que já é muito boa mesmo com poucos policiais. E sabemos também que todos podemos colaborar com denúncias, com informações, testemunhos do que for visto, mas de nossa parte, na Prefeitura, ampliar as fiscalizações e colocar mais estrutura a disposição das Polícias Civil e Militar para auxiliar no combate a este crime contra a economia, a segurança das famílias do campo e a saúde pública, pois carne sem procedência pode gerar muitos problemas a quem consome”, comentou a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha.

O encontro realizada na Prefeitura de Sombrio contou com a participação do delegado Luís Otávio Pohllmann e o agente Glauter Soares da Polícia Civil de Sombrio. Bem como os vereadores Joelmo Silveira e Adriano Magrão, do Secretário de Agricultura, Jonas D’ávila, e do suplente de vereador Cristian Luchina.

 

Problema regional

O roubo de gado, crime chamado de Abiegato, é um problema não apenas de Sombrio, mas de todo o Sul catarinense. Foi o que apontou o delegado. Ele destacou que é importante que os produtores, caso tenham algum gado furtado, façam o Boletim de Ocorrência (B.O.) para formalizar o ocorrido e para que a Polícia possa investigar.

“É importante o produtor sempre realizar o boletim de ocorrência, oficializar este problema que é regional, não só municipal. Com isso teremos mais números e informações que nos ajudam na investigação”, disse Pohllmann.

Por isso um trabalho de orientação e educação da população para auxiliar nos trabalhos de investigação será, também, realizado. O furto de gado, também, foi pauta de uma reunião na Câmara de Vereadores de Içara, na última quarta-feira, dia 2. 

Na oportunidade, o foi apontado que a falta de denúncia por parte da vítima é um dos fatores que acaba dificultando o trabalho policial.

“Aqueles que têm os seus animais furtados muitas vezes nem procuram a delegacia. A cidade está crescendo, trazendo prosperidade, mas também esses pequenos furtos”, disse o delegado Rafael Iasco, na oportunidade.

Saiba Mais:
Furto de gado é pauta em reunião sobre segurança pública de Içara

Você também pode gostar