Notícias de Criciúma e Região

Furto de gado é pauta em reunião sobre segurança pública de Içara

Encontro teve a presença de vereadores, entidades locais e representantes da Polícia Militar e Civil

Com o objetivo de discutir a segurança pública de Içara, a Câmara de Vereadores realizou uma reunião na tarde desta quarta-feira, dia 2, com a presença de vereadores, entidades locais e representantes da Polícia Militar e Civil. O encontro foi realizado na Câmara do município.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A conversa foi proposta pelo vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), em virtude dos inúmeros casos de furtos e roubos que estão ocorrendo em todo o município. Os presentes se queixaram principalmente sobre o furto de gados nas comunidades rurais.

O delegado da Comarca de Içara, Rafael Iasco, explicou durante a reunião que o furto infelizmente é algo comum hoje em dia. “Ninguém fica preso por esse crime, pois não existe violência neste delito. Para mim, como policial, é frustrante investigar um furto”, ressaltou.

A falta de denúncia por parte da vítima é um dos fatores que Iasco ressalta que acaba dificultando o trabalho policial. “Aqueles que têm os seus animais furtados muitas vezes nem procuram a delegacia. A cidade está crescendo, trazendo prosperidade, mas também esses pequenos furtos”.

Já o comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Moreno Person, e o comandante da 1ª Companhia do 29º Batalhão, capitão Fausto Brandalise, destacaram que os números mostram que Içara não está sofrendo tanto quanto parece com a criminalidade. “A situação não está tão ruim assim. Hoje é uma profissão ser ladrão. O código de processo penal estimula as pessoas a entrarem no mundo do crime. Criminosos são presos e agem como se isso fosse normal”, completou Moreno.

Furto de gado é pauta em reunião sobre segurança pública de Içara | Foto: Edson Padoin/Portal Litoral Sul

Segundo os policiais, o município registrou em fevereiro deste ano 23 ocorrências de furto. “Hoje é difícil achar algo que iniba os criminosos. Eles furtam e ainda olham para a câmera que está flagrando o delito”, contou o comandante do 29º Batalhão.

“Efetivo pífio”

De acordo com o delegado, a escassez de policiais faz com que a Polícia Civil foque nos crimes mais graves. “Içara deveria ter pelo menos três delegados. Hoje eu tenho um efetivo pífio e preciso que vocês vereadores briguem por mais policiais. Chega ser humilhante”, salientou.

Medidas serão tomadas

Após a reunião, a reportagem conversou com o vereador André Mazzuchello Jucoski que disse estar satisfeito. “Está claro que precisamos de uma nova delegacia de polícia e acredito que todos os vereadores vão assinar essa solicitação que vamos enviar ao estado. Vamos solicitar ainda mais efetivo para colaborar com o trabalho policial. Queremos ajudar e ser parceiros da Polícia Militar e Civil”, completou.

Você também pode gostar