Frio intenso nos próximos dias: médico alerta para doenças causadas por mudanças bruscas na temperatura

A previsão é de frio intenso nos próximos dias. As mudanças bruscas na temperatura têm impacto direto na saúde. As variações constantes podem afetar, desde as vias respiratórias até o coração. Segundo o cirurgião geral Maikon Madeira as doenças mais comuns são as gripes, resfriados, pneumonias e alergias. “Com o frio, normalmente, as pessoas ficam em ambientes completamente fechados, sem ventilação, o que facilita a transmissão de agentes infecciosos. Nesta época uma das grandes vilãs, e que deixa muitas pessoas de cama, é a gripe. Seus principais sintomas são: febre alta, calafrios, espirros e dores musculares“, observa. Causada por vírus diferente e confundido com a gripe, o resfriado costuma durar entre quatro e cinco dias, mas pode prolongar por até 14.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A variação, no entanto, conforme o médico, pode impactar também o sistema cardiovascular. “Em todo o mundo observa-se o aumento da mortalidade por doença cardiovascular durante o inverno. Em temperaturas mais frias, com médias diárias abaixo de 14ºC, ocorre um aumento de até 30% nos casos de morte por infarto. O clima frio desencadeia também outras doenças, como acidente vascular cerebral, angina e arritmias cardíacas”. Pessoas que apresentam colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes, tabagistas e idosos, especialmente com idade acima de 65 anos, são as mais vulneráveis, aponta o profissional. Outro fator que merece atenção é a variação súbita da temperatura. Conhecido como choque térmico, a transição de um ambiente muito aquecido para um lugar mais frio pode desencadear alterações cardíacas.

Foto: Dani Niero

Evitar ambientes fechados e sem ventilação, lavar bem as mãos, proteger a boca ao tossir, beber bastante água, colocar as blusas e cobertores para lavar, passar aspirador constantemente na casa e evitar o acúmulo de poeira, são algumas medidas que podem ajudar a prevenir algumas doenças respiratórias. “É importante manter os ambientes limpos, pois quanto mais seco o clima, mais poeira no ar, aumentando a incidência de doenças respiratórias provocadas por ácaros e fungos. A alimentação saudável, repleta de nutrientes e a ingestão de líquidos auxiliam o sistema imunológico a se manter fortalecido e menos vulnerável”, completa Maikon.

#baixa temperatura, #Frio, #mudança brusca