Notícias de Criciúma e Região

Filhote de baleia encalha em praia do Sul catarinense

Um filhote de baleia-franca encalhou no Balneário Campo Bom em Jaguaruna nesta terça-feira, dia 27

Um filhote de baleia-franca foi encontrado encalhado nesta terça-feira, dia 27, no Balneário Campo Bom, em Jaguauruna, no Sul catarinense.  O protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) foi acionado e a equipe do ProFRANCA/Instituro Australis, com auxílio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi até o local realizar o registro.

De acordo com o ProFRANCA/Instituto Australis, a baleia-franca era um filhote de aproximadamento 6 metros, macho e já estava com avançado estado de decomposição. Por isso não foi possível realizar necrópsia para identificar a causa da morte. A remoação da carcaça da baleia ficou a carga da Prefeitura de Jaguaruna.

Este é o segundo encalhe de um filhote de baleia-franca na área da APABF nesta temporada. O primeiro foi no dia 30 de agosto na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba.

Foto: Divulgação/ProFranca

Sobre o Protocolo de Encalhes

A coordenação do Protocolo é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e a Policia Militar Ambiental. Um trabalho em parceria para este tipo de atendimento.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobrás por meio do Programa Petrobrás Socioambiental.

Você também pode gostar