Notícias de Criciúma e Região

Festa de Natal, recheada de atrações, quitutes e presentes aos assistidos pela Casa Guido

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 19, no Mampituba e teve a chegada do Papai Noel

Esta segunda-feira, 19 foi diferente para crianças e adolescentes assistidos pela Casa Guido, quando 75 pacientes e familiares receberam a visita do Papai Noel que entregou presentes conquistados por meio de padrinhos que adotaram os pedidos dos pequenos, tirou fotos e conversou com todos. A chegada do Bom Velhinho fez parte da festa de fim de ano proporcionada pela instituição que após dois anos de entregas individuais dos presentes por conta da pandemia de Covid-19, em 2022 conseguiu reunir as famílias no Mampituba.

Vanessa Lobo Mendes é mãe de Josué de 8 anos, que há três, faz tratamento contra Sarcoma de Ewing. Trata-se de um tipo de câncer que costuma ocorrer em crianças e adultos jovens e geralmente, começa nas pernas, nos ossos da pelve e nos braços. “A gente vê a criança sorrindo, brincando e correndo e de uma hora para outra, começa a reclamar de dor e ter febre.  Quando recebemos o diagnóstico do câncer foi um impacto a família entrou em desespero”, recorda. E completa. “Acompanhamos o tratamento com muita fé e com auxílio financeiro custeado pela Casa Guido. Hoje o Josué finalizou o tratamento e hoje estamos aqui comemorando”, fala satisfeita.

Diagnosticado com câncer de faringe em 2020, o jovem Isaac Santos Pacheco, 17 anos, conta que até o momento não acredita ter vencido o câncer. Junto com a mãe, Deise e o irmão, Davi, ele foi ao evento da Guido e para as pessoas que estavam presentes contou sobre a sua luta contra a doença.

Foi nos treinos de caratê que Isaac passou a perceber dificuldades ao respirar e dificuldades em engolir alimentos. “No primeiro exame de ultrassom já apareceu o tumor e a partir disso comecei a fazer o tratamento”, conta. Uma cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia fizeram parte da rotina do jovem. “Por ele ser atleta a gente não imagina que isso aconteceria. Ele sempre foi o mais saudável da família. No primeiro momento foi um grande choque”, conta a mãe, Deise Pacheco.

A última quimioterapia de Isaac foi em setembro de 2021, ele voltou a treinar e esbanjando saúde, já ganhou medalhas em campeonatos no Brasil, Equador e no México. “Nunca me deixei abater, durante o tratamento pensava em terminar rápido, para que eu ficasse bom para voltar a competir. E aconteceu”, fala satisfeito. No evento da Casa Guido, ele, a mãe, o irmão mais velho, Davi, eram só sorrisos. “Foi um momento que vou levar por toda a minha vida e gostaria de repassar para outras pessoas o que a minha família passou junto comigo. Acredite! Não é à toa que você está aqui hoje”, destacou.

Por cinco anos, Isaac ainda fará acompanhamento com oncologista e cirurgia até receber alta da Casa Guido.

“Eles passam por momentos difíceis e merecem, com esse nosso carinho, sentir a magia do Natal”

 

Tarde especial contou com diversas atrações

“O intuito foi de proporcionar aos pacientes e seus familiares uma festa de Natal, recheada de atrações, quitutes e presentes é fazer com que todos se sintam acolhidos nos mais diversos momentos do tratamento oncológico. Eles passam por momentos difíceis e merecem, com esse nosso carinho, sentir a magia do Natal no melhor do que ele pode oferecer”, destaca a coordenadora de projetos sociais da Casa, Viviane Hofman Garcia.

Nos anos anteriores, de acordo com Viviane, a instituição preparou um roteiro de quatro dias de entregas de presentes de casa em casa. “Percorremos centenas de quilômetros para não deixar que ficassem sem essa celebração de Natal. A alegria também foi garantida, mas dessa vez queremos que celebrem juntos e de forma ainda mais especial”, completa.

Para Viviane, esse resultado só é possível porque a instituição tem uma equipe dedicada e apoio constante da comunidade. “O pertencimento, o amparo e a segurança que ofertamos no dia a dia, no Natal vêm com uma pitada extra de gratidão por mais um ano em que caminhamos juntos, sempre buscando ofertar o melhor e garantir que todos tenham acesso há um tratamento de qualidade e completo”, pontua.

A tarde especial contou com brincadeiras, buffet de salgadinhos e doces, tortas, recreacionista Lucas, cantora Marília Dutra, além do abraço do Papai Noel e da Mamãe Noel. “Estamos muito felizes e já ansiosos por este dia. Deixamos nosso agradecimento especial a todos os apoiadores, funcionários, voluntários e doadores da Casa Guido, pois graças ao empenho, amor, dedicação, empatia e confiança de cada um é que momentos especiais podem se concretizar”, acrescenta.

 

Você também pode gostar