Educação: experiências bem sucedidas em Morro da Fumaça viram tema de encontro
Profissionais de Grão-Pará estiveram na cidade para visita técnica
Promover melhorias constantes e eficientes no âmbito da Educação pública é um desafio gigantesco presente no dia a dia de cada profissional e principalmente dos gestores da área. Além do desafio imposto pelo aspecto orçamentário, cada sala de aula reúne uma ampla lista de adversidades que precisam ser observadas com o intuito de oportunizar ensino de qualidade a cada educando.
Em Morro da Fumaça, algumas das medidas adotadas neste sentido tem se mostrado bem-sucedidas, conquistando o reconhecimento regional. Nesta terça-feira, dia 9, esse aprendizado foi tema de uma visita técnica solicitada por um grupo de profissionais da Educação de Grão-Pará, que vieram até a cidade em busca de boas práticas para implementar na respectiva rede de ensino.
“Nós acreditamos que Morro da Fumaça está fazendo um bom trabalho. E os bons trabalhos inspiram, e é esse nosso objetivo aqui, ver de que forma estão acontecendo os projetos dentro da educação infantil, como a base entra dentro desses projetos e poder levar essas informações para o nosso município. Atualmente, nós trabalhamos com sistema de ensino de uma editora e nós queremos, num momento próximo, abandonar esse modelo e trazer mais autonomia para as nossas professoras, para que elas possam desenvolver o seu material de trabalho de acordo com a necessidade da turma”, detalha a assessora executiva da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Grão-Pará, Sabrina Miguel.
Os resultados positivos pontuados por Sabrina, conforme a secretária de Educação fumacense, Greicy Zaccaron, foram consolidados por meio do trabalho de qualidade desempenhando em equipe, somado à união entre os profissionais da Educação e a coordenação pedagógica.
“O nosso diferencial está no fato de que as nossas coordenadoras estão diretamente nas escolas, com os professores, alinhando os projetos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ajustando conforme o desempenho de cada turma. O planejamento não é algo pronto, por isso que essa rede veio nos visitar, porque eles trabalham com apostilamento, algo muito engessado. Os nossos professores estão sempre muito preocupados em oferecer o melhor na educação infantil, desde do berçário. Isso a gente foi conquistando aos poucos. Realizamos reunião com os pais, para eles entenderem que a educação infantil é importante, que a criança vai para a escola e ali se desenvolvem inúmeras habilidades que vai fazer a diferença quando ela entrar na fase da alfabetização”, detalha.
Esta é a segunda vez que o grupo visita Morro da Fumaça para debater práticas voltadas à Educação. Neide Leal Weber, coordenadora pedagógica e do transporte escolar grão-paraense, esclarece que o objetivo do grupo é manter um fluxo contínuo de aprimoramento em busca de mais qualidade para a Educação. “O foco é compartilhar experiências, porque sempre é possível fazer melhor. A base para uma Educação positiva passa pela revisão das práticas”, salienta.
A reunião foi conduzida pela coordenadora pedagógica, Araceli Frasson Coimbra, responsável pela orientação do planejamento e execução das atividades em 11 escolas da Rede Municipal de Ensino fumacense. Durante o encontro, Araceli detalhou como a BNCC é utilizada para nortear as etapas do ensino, sobre o Projeto Pedagógico e a elaboração da Sequência Didática. “O modelo que adotamos aqui, em que faço o acompanhamento desde a estruturação do conteúdo até a execução nas escolas, conversando com os professores, participando do processo, vêm se mostrando muito eficiente. Isso despertou o interesse deles e motivou a equipe a buscar por alternativas para prover mudanças semelhantes nas escolas onde estão inseridos. Foi uma troca de ideias muito valiosa”, relata.
Além da troca de experiências, os profissionais também participaram de uma visita guiada na Escola Vicente Guollo, uma das unidades de ensino referência da cidade, que neste momento é alvo de uma ampla reestruturação, por conta da construção de uma nova sede. O novo edifício da Vicente Guollo compreende em um complexo educacional com 2.500 metros quadrados de área construída. Além da primeira ala, já concluída, outras duas estão em construção. Com isso, a escola passará a ter 13 salas de aulas, biblioteca, sala de especialistas, laboratórios, banheiros, hall de entrada, área recreativa coberta e um parque infantil que será de uso da comunidade.
Considerando a Escola Biázio Maragno, situada no Distrito de Estação Cocal, após a conclusão da obra da Escola Vicente Guollo, Morro da Fumaça terá duas escolas modelo, com infraestrutura diferenciada, que favorece a execução de diversas atividades escolares e proporcionando o bem-estar dos alunos e dos profissionais envolvidos.