Notícias de Criciúma e Região

Cocal do Sul: APAE oferece hidroginástica adaptada para idosos com deficiência

Projeto, em parceria com a prefeitura e o Instituto Guga Kuerten, foi lançado nessa quarta-feira, dia 10

A Apae de Cocal do Sul lançou oficialmente, na tarde desta quarta-feira (10), o projeto “Aquavitalidade. Em parceria com a prefeitura e o Instituto Guga Kuerten, a iniciativa visa oferecer hidroginástica adaptada para idosos com deficiência atendidos pela APAE, proporcionando-lhes uma oportunidade divertida de melhorar sua saúde e bem-estar. O evento, que aconteceu no Centro do Idoso de Cocal do Sul,  contou com a presença de Alice Kuerten, presidente do IGK, e Silvana Silveira Medeiros, superintendente executiva do Instituto, além de alunos e colaboradores da APAE, população e autoridades do município.

 

 

O projeto recebeu investimento do IGK de R$ 24 mil para a aquisição de toucas, maiôs, bermudas, meias, toalhas, roupões e fraldas de látex, além de materiais de apoio como halteres, bandagens e espaguetes. O local com piscina aquecida é oferecido pela Prefeitura, além de um profissional para auxiliar nas atividades. “Cerca de 30 alunos idosos serão beneficiados com este projeto. A APAE já vinha desenvolvendo atividades em parceria com o Centro DIA, mas agora, com os materiais próprios para a prática da hidroginástica, a atividade se tornará ainda mais especial. Vimos a felicidade dos nossos alunos neste primeiro dia utilizando as roupas de banho e os materiais na piscina, e isso nos motiva a continuar buscando cada vez mais projetos para o bem-estar deles. Obrigada ao IGK por mais esta parceria e por todo carinho com a educação especial”, destaca a diretora da APAE, Rosiclei Prior Viola.

 

 

A professora de psicomotricidade da APAE, Tatiane Koerich Mesquita, lembra que o projeto “Aquavitalidade” foi especialmente projetado para atender às necessidades específicas dos idosos com deficiência. “Os exercícios oferecem uma série de benefícios, como melhora da mobilidade e flexibilidade, fortalecimento da musculatura, redução do risco de quedas, melhoria da circulação sanguínea, alívio de dores articulares e musculares, além de promover o bem-estar emocional e fortalecer os laços sociais”, explica.

Atualmente, cerca de 30 idosos estão participando ativamente do projeto, sendo que o público-alvo são os alunos matriculados e que frequentam a APAE de Cocal do Sul, com deficiência intelectual, múltipla ou física, que estão em processo de envelhecimento e se encontram na faixa etária específica. “O Instituto Guga tem projetos em 189 municípios do estado de Santa Catarina, então nós temos cerca de 600 projetos e é um grande prazer poder colaborar com todas as instituições que atendem pessoas com deficiência”, ressalta a Presidente do IGK, Alice Kuerten. Ela comenta o quanto se orgulha de ver um espaço como o Centro DIA, que já foi uma sala vazia, sendo utilizado para um projeto tão bonito de inclusão.

 

Você também pode gostar