Notícias de Criciúma e Região

Estudantes de sete estados estão em Imbituba para aprender sobre a baleia-franca

Ao todo, 17 estagiários e voluntários contribuem para pesquisa e sensibilização ambiental durante a temporada de mães e filhotes no litoral catarinense

Neste início da temporada da baleia-franca no litoral brasileiro, em especial em Santa Catarina, onde estão em maior número, o ProFRANCA – Projeto Franca Austral, patrocinado pela Petrobras recebe 15 estagiários e dois voluntários, empenhados em ações de pesquisa, atividades de educação ambiental e atendimento à comunidade e turistas no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca.

A nova turma é diversa, com idade entre 18 e 29 anos. Eles vêm de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí, Santa Catarina e Ceará e têm formação variada nos cursos superiores de Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Biologia Marinha, Veterinária, Zootecnia, entre outros.

Há mais de 10 anos o Instituto Australis contribui para a formação de profissionais com o programa de estágio e voluntariado focado na pesquisa e conservação da baleia-franca. “Poder ter essa oportunidade de contato e aprendizado é uma experiência transformadora de crescimento profissional e pessoal e, sem dúvidas, uma vivência que vou levar para a vida toda”, diz João Pedro Eggert de Lara, voluntário recém-formado em Ciências Biológicas (UNIP), vindo de Sorocaba (SP).

Realizado entre agosto e novembro, o monitoramento terrestre das baleias-francas, em especial, mães e filhotes, é feito por meio de observação a partir de pontos fixos localizados desde a praia da Pinheira, em Palhoça, até o Farol de Santa Marta, em Laguna. “Por meio do monitoramento terrestre procuramos entender os padrões de distribuição e comportamento da espécie, com o objetivo de implementar ações de conservação”, destaca Juliana Vallim Gaiotto, mestre em oceanografia e coordenadora de Pesquisa em Monitoramento Terrestre do ProFRANCA.

De acordo com ela, o programa de estágio e voluntariado também sensibiliza e desenvolve valores socioambientais nos profissionais em formação e recém-formados, o que já pode ser observado na nova turma: “Estagiar no Instituto Australis é um sonho se tornando realidade, me sinto estimulada e desafiada em trabalhar com uma equipe e animais que sempre sonhei!”, comenta Amanda Yumi Nakadaira, estagiária e estudante do curso Ciências Ambientais (UNIFESP).

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Quer saber onde tem baleia-franca?

O ProFRANCA informa diariamente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas as baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.

Você também pode gostar