Notícias de Criciúma e Região

Escola Profissional de Içara inicia mais quatro cursos

Mais de 100 alunos ingressaram nas turmas de panificação e confeitaria, eletricista instalador industrial, modelista e pedreiro de alvenaria

O sonho da capacitação profissional começou a se tornar realidade para mais 110 içarenses, com o início de quatro novos cursos da Escola Profissional Municipal. O projeto, desenvolvido pelo Governo de Içara em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai habilitar os estudantes em panificação e confeitaria, eletricista, instalador industrial e pedreiro de alvenaria. A aula inaugural aconteceu na noite desta terça-feira, 31, na Escola Móvel, instalada no Centro da cidade.

“Em apenas três anos de projeto, já formamos mais de 600 pessoas para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Esse é o início de uma nova jornada para esses alunos. Para crescer profissionalmente, a capacitação é fundamental. Seja para conquistar melhores cargos, ou para empreender em um próprio negócio”, destaca a prefeita, Dalvania Cardoso.

Para se inscrever, os únicos pré-requisitos eram morar em Içara, ser alfabetizado e ter mais de 16 anos. As turmas são vespertinas e noturnas, com as aulas ocorrendo de segunda e sexta-feira, nas carretas do Senai estacionadas no centro e no bairro Presidente Vargas.

De acordo com Eduardo Zata, secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, os cursos são escolhidos com base na realidade da indústria local, que busca suprir a demanda por mão de obra qualificada. 

“O município foi o primeiro do Sul do Estado a implantar a iniciativa junto ao Senai, tornando-se um case de sucesso. A maior parte dos formandos já sai com um emprego garantido, tivemos diversos bons exemplos ao longo dos últimos três anos. Em breve, vamos chegar a mil pessoas impactadas pela Escola Profissional Municipal, demonstrando a força desta iniciativa e o impacto em nossa comunidade”, destaca.

 “A continuidade do Senai Móvel em Içara por intermédio do pioneiro projeto da Escola Profissional Municipal evidencia o quão tem valido a pena o investimento feito pelo município e o quanto essas formações têm trazido movimento positivo na economia local, com profissionais cada vez mais especializados e novos empreendedores realizando sonhos que envolvem famílias inteiras”, frisa a gerente regional Sul e Litoral Sul do Senai, Graziela Silva Branco.

Você também pode gostar