Notícias de Criciúma e Região

Equipes de escola de Criciúma vencem campeonato nacional de foguetes

Ao todo, 64 grupos de escolas de todo o país participaram das competições, divididas em cinco níveis com propulsões diferentes para o foguete.

As duas equipes da Escola Sesi Criciúma obtiveram a primeira colocação na 52ª edição da Jornada de Foguetes, realizada de 5 a 8 agosto, em Barra do Piraí (RJ). Ao todo, 64 equipes de escolas de todo o país participaram das competições, divididas em cinco níveis com propulsões diferentes para o foguete. As equipes de Criciúma, formadas por alunos do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio, participaram das provas de nível 4, com foguete feito de garrafas PET, e acionados por reação química com vinagre e bicarbonato de sódio. A pressão resultante gerou a propulsão de 206 e 237,5 m respectivamente. Cada equipe é formada por três integrantes, garantindo o troféu às equipes.

Os alunos que participaram da competição percorreram várias etapas até chegar à grande competição nacional. Primeiramente foram selecionados para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), onde foram classificados para a Mostra Brasileira de Foguetes.

“Na mostra, os alunos constroem foguetes e as respectivas bases de lançamento, onde os índices atingidos são registrados no sistema da OBA. Além da medalha para os melhores colocados, os alunos que atingem acima de 100 metros são convidados a participar da jornada de foguetes, que acontece todos os anos no Rio de Janeiro”, explica o professor Adilson Motta, que coordena o projeto junto às duas turmas.

A construção dos foguetes faz parte do conteúdo da disciplina de Fabricação Digital e Modelagem Geométrica, onde são construídos foguetes a partir dos vários estudos ao longo do ano, como aerodinâmica, engenharia, impressão 3D, softwares de modelagem, além de outras áreas estudadas no itinerário Steam.

“Essa premiação reforça a importância da cooperação e trabalho em equipe entre os alunos, desde o projeto até o dia da competição”, reforça o professor Adilson.

A aluna Giovana da Silva Rabelo, do terceiro ano, salienta que o evento é um momento único e emocionante. “A emoção de estar lá, montando toda a estrutura e vendo as outras equipes lançarem, tudo isso é muito importante. Também aprendemos muito com as apresentações e oficinas ao longo do evento”, conta. Outro representante da equipe, Lucas Paganella Lopes, salienta que a premiação é resultado do empenho e dedicação de todos.

Gabriel Bento de Souza, da equipe do segundo ano, conta que a oportunidade de participar desta competição nacional é muito enriquecedora. “Foi muito importante a experiência que tivemos e agora podemos aprimorar para retornar no próximo ano ainda mais fortes”, avalia. Participaram também da competição os alunos ⁠Kaio de Souza Brum Figueiró, Mariana da Silva Rabelo e ⁠Murilo Medeiros.

Além da apresentação de alunos e lançamento de foguetes em uma pista de pouso, a 52ª Jornada de Foguetes contou ainda com palestras e oficinas práticas com Astrônomos e Especialistas, além de atividades como observação de constelações.

Você também pode gostar