Entre a vida e a morte: cachorra é resgatada após ser abandonada
Abandonada, a cachorra Raika foi resgatada em um terreno no bairro Santa Luzia em Criciúma; os antigos donos foram localizados mas não querem mais a cachorra que está entre a vida e a morte
Abandonada pelos donos, a cachorra Raika foi resgatada e está entre a vida e morte. O caso foi compartilhado nas redes sociais pela ONG SOS Vira-Lata e tem causado comoção. A golden retriever foi encontrada em um terreno no bairro Santa Luzia, em Criciúma, extremamente debilitada. Porém os antigos donos não a querem mais.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Estamos lutando pela vida dela. Estava com anemia muito severa. Conseguimos um cachorro para fazer a transfusão de sangue que foi realizada, mas não reagiu muito. Agora estamos aguardando. Ela está sendo muito bem cuidada no Pet Coral pela doutora Larrissa Coral”, comenta a voluntária da SOS Vira-Lata, Maria Regina Rocha de Figueiredo.
Mesmo com a transfusão, o quadro de saúde de Raika ainda é grave. Com anemia, o hematócrito subiu de 8% a 12%, apenas. Não sendo indicada nova transfusão. Ela está se alimentando bem, mas pesa 22kg, quando deveria estar com 35kg.
Procurados pelos ativistas que fizeram o resgate, o antigos donos do animal relataram que não a queriam mais e que já haviam ‘pego’ um cachorro menor. Eles, inclusive, entregaram aos voluntários a carteirinha de vacinação da cachorra. Caso Rayka consiga passar por esse difícil momento, o final pode, ainda, ser feliz. “Já temos uma adotante. Já foram até visitar ela”, destaca Regina.
A história causou comoção nas redes sociais e muitas pessoas auxiliaram com doações. “Deus te dê forças. Graças a Deus que existem anjos nesse mundo”, escreveu um internauta. “Como alguém faz isso? Coitadinha, mas ela vai receber tanto amor que não vai nem lembrar desses donos”, comentou outro internauta.
Transfusão de sangue teve que ser realizada devido a anemia severa – Vídeo: Divulgação
Resgate difícil
A golden foi encontrada por uma ativista da causa animal que já cuida de 40 cachorros. Ao passar pelo local, ela viu a cachorra e percebeu que estava a alguns dias abandonada. Na última sexta-feira, dia 8, ela realizou o resgate. Porém ao longo do final de semana ela percebeu que Raika recusava alimentos e não tomava água. Então nesta segunda-feira, dia 11, ela foi encaminhada ao veterinário e desde então luta pela vida.
O antigo dono foi localizado pelos voluntários e informou que não queria mais a cachorra. Inclusive entregou a carteirinha de vacinação de Raika. Em princípio, não foi confeccionado um Boletim de Ocorrência na polícia para o caso.
Ver essa foto no Instagram
Abandono de animais é crime
Recentemente o Portal Litoral Sul fez uma matéria especial relatando o aumento do abandono de animais no Sul catarinense. São tantos casos que os cuidadores já não tem como tomar conta. Em Criciúma, o Núcleo de Bem-Estar Animal é responsável pelo atendimento e castração desses animais.
A média é de 3 mil castrações por ano na cidade. Após esse trabalho, o animal vai para adoção ou volta ao local onde foi encontrado, dependendo do caso. Um chip é instalado nos animais para identificação. A Diretoria de Meio Ambiente informou, na época, que o abandono de animais é crime.
Quando o responsável pelo abandono é identificado a Diretoria pode expedir um auto de infração ambiental. O abandono de animais é crime devido ao Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais). A pena prevista é de três meses a cinco anos de prisão e multa. A investigação da Polícia Civil inicia após a confecção de um Boletim de Ocorrência.
Leia Mais
Covardia: aumento no abandono de animais é sentido no Sul