Notícias de Criciúma e Região

Em oito dias, bombeiros de SC atendem quase mil ocorrências de ferimentos com águas-vivas 

Dados são do primeiro boletim da Operação Veraneio 2023/2024

A Operação Veraneio 2023/2024, que começou no último dia 16, já registrou números expressivos no estado de Santa Catarina. Segundo relatório do Corpo de Bombeiros, até o último dia 24, houve aumento de 817% nas ocorrências de águas-vivas. Foram 917 ocorrências neste ano. Na temporada passada, neste mesmo período, foram apenas 100 ocorrências registradas. 

Segundo os bombeiros, é fundamental verificar se há a bandeira lilás no posto de guarda-vidas antes de entrar no mar, pois ela indica a presença das águas-vivas. Em caso de ferimentos por águas-vivas deve ser colocado vinagre no local. Quem sofrer com este tipo de ferimento, poderá procurar os postos de guarda-vidas, onde há vinagre para este primeiro atendimento. 

Confira aqui mais dicas sobre como agir em contato com águas-vivas.

Outros atendimentos no estado

No mesmo período, de 16 a 24 de dezembro de 2024, houve aumento em cerca de 90% nas atividades de prevenção. As ações preventivas evitaram que 221 pessoas não se afogassem. Ainda assim, neste ano já foram registradas três mortes por afogamento em áreas privativas, onde não há a presença de guardas-vidas. Na temporada passada, no mesmo período, apenas uma morte foi registrada na mesma condição. 

Já em áreas guarnecidas, foram registradas quatro mortes por afogamento, sendo três em água doce e uma em água salgada. Na temporada anterior também havia sido registrado quatro mortes. 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a média de idade das vítimas é 14 anos, na sua maioria do sexo masculino. A média de idade e sexo é medida exclusivamente pelas vítimas de afogamentos em água doce e salgada, excluindo áreas privativas.

Como medida de segurança, é importante que os banhistas confiram as condições do mar, lagoa ou rio, antes de entrar na água.  As condições do mar podem ser acompanhadas todos os dias pelo app CBMSC Cidadão, disponível para Android e IOS.

Leia Mais

Como evitar? – Afogamentos, água-viva e virose marcam o verão 2023 em SC

Especialista dá dicas sobre como agir em caso de contato com água-viva

Bandeira lilás indica presença de água-viva nas praias

Você também pode gostar