As aulas da educação infantil, da Afasc e rede privada, iniciaram nesta segunda-feira, dia 8, em Criciúma. O retorno para as salas de aula seguiu todos os critérios de prevenção ao coronavírus. Na entrada da escola, as crianças higienizam as mãos com álcool em gel e durante a permanência na sala de aula, deve utilizar a máscara.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Muitos pais encaminham seus filhos para as creches e escolas por necessidade, como o caso da vendedora Gabriela Pereira, que tem uma criança de um ano e seis meses. “Eu trouxe o meu filho pois preciso trabalhar. Se não, preferia ficar com ele mais um pouco, mesmo sabendo a importância de estudar”, relata.
Mesmo com o medo do retorno, Gabriela aprovou as medidas que foram adotadas pela instituição. “Eu achei bom o retorno, eles estão cuidando bastante, passando álcool em gel na mão quando entram na escola. Todos estão utilizando máscara e na sala de aula tinha um número bom de crianças, sem formar aglomerações”, afirma.
Para a professora Rita de Cassia Cruz, que tem duas filhas, uma de dois e outra de quatro anos, o retorno foi algo necessário, principalmente para sua filha mais velha. “Minhas filhas retornaram para o bem dela. A mais velha estava muito ansiosa em casa, tive que levar no psicólogo pois ela começou a roer as unhas e ganhar peso. Foi bem legal levar elas, hoje deixei com o coração bem seguro, foi necessário para o bem delas”, conta a professora.
E afirma que ficou segura com o retorno. “A escola nos passou bastante segurança na questão de higienização. Estamos bem confiantes, conversei bastante com elas sobre os cuidados”, frisa Rita.
Matriculas ainda podem ser realizadas
Conforme a coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, Andreza Dagostim, mesmo com a pandemia, tiveram bastante procura pelas vagas nos Centros de Educação Infantil (CEI). “Só vamos mensurar quantas crianças retornaram para as salas de aula ao final do dia. Mas não tivemos baixas nas procuras. Estamos cumprindo todos as regras sanitárias”, afirma Andreza
Como no final de 2020, muitos pais não realizaram a rematrícula, as equipes gestoras estarão recebendo os responsáveis pelas crianças para realizar essa inscrição. “Os pais devem comparecer nas creches entre os dias 8 e 12 de fevereiro, das 8 horas às 12 horas, e das 13 horas às 17 horas, com os seguintes documentos atualizados: declaração de vacina, comprovante de renda dos pais e comprovante de residência. Os pais que não comparecerem neste período de rematrícula, perderão a vaga”, destaca.
Ainda segundo ela, a partir do dia 15 de fevereiro, caso haja vaga no CEI, será realizada matrícula para alunos novos. “Os pais podem estar procurando uma creche próxima da sua casa para verificação ou ligando para o CEI”, informou.