Notícias de Criciúma e Região

Em live pelo Instagram médicos do HSJosé prestam esclarecimentos e anunciam novas medidas a serem adotadas pelo hospital

Na manhã desta terça-feira os médicos infectologistas Dr. Raphael Elias Farias e Dr. Roberto Teixeira Oenning,  do Hospital São José realizaram uma Live no Instagram para prestar esclarecimentos sobre o novo coronavírus (Covid-19) e anunciar medidas do HSJ para o combate da doença. Os profissionais de saúde iniciaram a transmissão do vídeo com informações sobre o histórico da doença, sintomas, e o desencadeamento da transmissão do vírus entre as pessoas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

As recomendações são para que pacientes com sintomas leves de gripe não procurem os serviços de saúde num primeiro momento, pois o risco aumenta em locais onde há muitas pessoas em um mesmo recinto. Os médicos destacaram que ainda que não há um tratamento específico para o combate ao coronavírus e os exames são executados para fins de controle epidemiológico, portanto os tratamentos são realizados conforme o estado de saúde de cada paciente.

Sobre a prevenção, os médicos ressaltaram, o cuidado com a higiene das mãos, porém também destacaram que o uso de máscaras deve ser feito apenas por pacientes que estão com os sintomas. Ambientes arejados e evitar aglomeração de pessoas são medidas preventivas muito importantes, segundo os médicos, que ainda orientaram e demonstraram a forma correta para higienizar as mãos com álcool gel.

>Cobertura especial, saiba tudo sobre coronavírus

Sobre as medidas internas do HSJosé, em relação ao combate do coronavírus, o Dr. Raphael citou as seguintes determinações:

  • Ações conjuntas com a Prefeitura Municipal, por meio da criação do Centro de Triagem, na Unidade Básica de Saúde Central, localizada ao lado do Hospital.
  • Área de atendimento inicial para separar o fluxo de pacientes no Pronto Socorro do HSJosé
  • Cancelamento de visitas e autorização de apenas um acompanhante nas internações
  • Agendamento de cirurgias eletivas foram suspendidas por tempo indeterminado, sendo avaliado a urgência dos casos
  • Os serviços de Radioterapia, Quimioterapia e hemodialise seguem normalmente, mas sendo proibida a presença de acompanhantes

Centenas de pessoas acompanharam a Live, e ao final da transmissão foi aberto espaço para perguntas aos médicos, que prestaram os esclarecimentos devidos.

 

 

Você também pode gostar