Notícias de Criciúma e Região

Em Criciúma, governador promete mais efetivo para melhorar a segurança

Em primeira visita na cidade, Jorginho Mello fez a entrega de viaturas e computadores

O governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) fez sua primeira visita à Criciúma nesta sexta-feira, 3, após assumir o mandato, para a entrega de 18 viaturas e 16 computadores para o Sul do Estado. A solenidade aconteceu na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel. O custo total dos investimentos é de R$ 1,2 milhão.

Entre outras autoridades o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel PM Aurélio José Pelozato esteve presente e informou. “Além do efetivo da cidade de Criciúma e região, nós trouxemos efetivo da Capital, do Bope, do Choque e Canil. Estamos empregando 32 viaturas e dois helicópteros, que já estão sobrevoando a área”.

As viaturas irão atender os municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão e os computadores serão destinados às delegacias de Içara, Lauro Müller, Orleans e Treviso. Além dos veículos e equipamentos o governador informou que serão disponibilizados mais dois delegados e policiais que junto com a Polícia Científica farão uma varredura na região Sul. Ainda conforme ele, será instalado um batalhão para dar suporte ágil sem a necessidade de espera de forças de outras regiões, além disso um concurso para a efetivação de policiais será planejado para 2024.

“Tudo isso para ir de encontro a marginalidade que está prejudicando Criciúma. Também vou até Sombrio porque lá, está se criando muitas facções. Precisamos agir imediatamente para dar um chega pra lá e dizer que Santa Catarina é gente que trabalha, que cumpre sua missão e faz os deveres de casa. Não queremos incômodos, queremos gente que venha para cá, para somar e progredir”, frisou o governador.

Com relação a questão financeira, o governador informou que foi feito um levantamento dos últimos dez anos. “Constatou um déficit de R$3 bilhões, obras inacabadas e que não foram iniciadas do Plano Mil. O Ministério Público determinou a suspensão e agora determinou a ilegalidade junto com o Tribunal de Contas sobre a forma que está sendo feito. E agora, com muita responsabilidade precisamos refazer isso tudo”, disse ele.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel, destacou que fez uma “tomografia” do Estado, analisando as questões de efetivo , estrutura , viaturas e equipamentos e vimos que Criciúma estava numa deficiência. “É por aqui que a gente começa a fazer essa distribuição. As viaturas já vão começar a rodar e os computadores também. Tivemos uma redução de efetivo muito grande no período de 2021 e 2022, isso tem impactado nos momentos atuais. Estamos muito tempo sem concurso público, que impactou agora. Estamos tirando leite de pedra para conseguir deslocar esse efetivo”, garante o delegado.

O segundo compromisso do governador aconteceu Sombrio, para o repasse de sete viaturas para as delegacias de Araranguá, Sombrio, Turvo, Ermo, Meleiro, Morro Grande e Santa Rosa do Sul. Nove computadores também serão entregues para Araranguá, Ermo, Maracajá, Meleiro, Santa Rosa do Sul e Timbé do Sul.

Você também pode gostar