Em 15 dias, 14 pessoas morreram afogadas em Santa Catarina
Dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira, dia 4
Em apenas 15 dias, 14 pessoas morreram afogadas em Santa Catarina. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira, dia 4, no boletim desta alta temporada da Operação Veraneio, que iniciou no dia 18 de dezembro. Os números foram contabilizados até o dia 2 de janeiro deste ano.
Nesta temporada, a média de idade das vítimas é de 27 anos, a maior parte são homens. Dos casos, apenas um era mulher. Quatro mortes ocorreram por pessoas que realizavam atividades de natação em longas distâncias, como travessias.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Cinco mortes por afogamento aconteceram em água salgada e nove em água doce. No dia 31 de dezembro, somente no Sul de Santa Catarina, três pessoas morreram afogadas. Sendo um adolescente, de 15 anos, que morreu no Canal da Barra, em Laguna. Um jovem, de 25 anos, em uma lagoa, na Esplanada em Jaguaruna e um pescador que tentava atravessar um rio, em Orleans.
Também foram registradas nesta temporada, um aumento nas ocorrências de crianças perdidas, com 639 casos. Na última temporada, nesta época, eram 250. O Corpo de Bombeiros possui pulseirinhas distribuídas gratuitamente nos postos de guarda-vidas, para identificação de crianças e demais pessoas que necessitem.
Nos casos de prevenção, houve um aumento de 32,44% nas atividades. Em 2019/2020, foram 1.690.095 atendimentos, já em 2020/2021, o número subiu para 1.754.288. Nesta temporada, foram 2.323.365.
Antes de ir para a praia, as condições do mar podem ser acompanhadas todos os dias pelo aplicativo do CBMSC Cidadão.