Notícias de Criciúma e Região

Editorial- LA CASA DE PAPEL: A vida imitou a arte em uma noite de terror e pânico em Criciúma

Por Sandro De Mattia- jornalista e diretor do Portal Litoral Sul

 

O que aconteceu nesta madrugada, em Criciúma, apesar de cedo para conclusão, uma coisa posso ter certeza: “A vida imitou a arte”. Contradizendo o escritor inglês Oscar Wilde que disse que a “arte imita a vida”. Acompanhei desde o início, e, madrugada a dentro as equipes do Portal Litoral Sul e do Canal 20 NET/CLARO na cobertura do centro da cidade que foi sitiado por praticamente 40 bandidos. A cada passo, a cada ação deles, os tiros pra cima, as ruas estrategicamente fechadas, tudo, me fez lembrar da série LA CASA DE PAPEL. Inclusive o dinheiro na rua. Claro que foi jogado de propósito.  No seriado a cena é marcante e a população foi as ruas pegar cada cédula demonstrando sua real identidade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Os bandidos não atiraram para matar, não queriam o confronto com a polícia. Eles deram o recado quando se posicionaram, fortemente armados em quatro ou cinco cantos do centro. Queiram apenas o dinheiro do banco. Eles cercaram todas as ruas que levavam a CEF, ITAU e Banco do Brasil. A polícia usou da estratégia de não confrontar para preservar os seus e os moradores locais. Ali não era o momento do confronto, e sim na fuga. Chamam esses crimes de “novo cangaço”. Invadir cidades mais interioranas para assaltos a bancos.

Pra quem assistiu a série LA CASA DE PAPEL vai poder entender que cada detalhe, das 2 horas de ação em Criciúma, foram muito bem planejados. Cada passo foi estudado. Os bandidos não eram de fundo de cadeia. Assim como o professor do seriado, alguém deste bando calculou tudo, inclusive o horário da ação, os tiros para amedrontar a população, os desvios de focos com fogo próximo ao batalhão da polícia, túnel do Formigão em Tubarão e outras ações para desviar a atenção.

Criciúma nunca viveu um momento de tanta tensão. O medo tomou conta. Fomos notícia nacional e ficamos em primeiro lugar do Twitter. Mas o mais importante de tudo: não se teve nenhuma baixa policial ou de morador (apesar de um policial e um segurança baleados, sendo o PM em estado grave). Que as autoridades locais possam desvendar esse crime e a justiça apene cada um deles. Que a cidade cobre mais segurança e tecnologia de monitoramento e que a vida siga, sem grandes perdas, apesar do trauma de uma noite histórica para o município.

Você também pode gostar