Notícias de Criciúma e Região

Diretor da Fundai será o novo coordenador Regional do IMA

Ibanez Zanette deixa a Fundai e avalia os dois anos à frente do órgão publico

Após dois anos e um mês à frente da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai),o içarense Ibanez Anibal Zanette será o novo coordenador Regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Ibanez deixou a Fundai oficialmente na última quinta-feira (23) e teve sua nomeação ao IMA publicada no diário eletrônico do estado na sexta-feira (24). “Completei dois anos e um mês na Fundai. Foram muitas ações desenvolvidas que, além de beneficiarem os içarenses e agilizarem processos, apresentaram os trabalhos da Fundai para toda a população. A fundai deixa de ser coadjuvante no setor público e passa a ser protagonista”, assinala Zanette.

Entre as ações está a digitalização dos serviços que permitem aos cidadãos solicitar licenciamentos e fazer denúncias relacionadas ao meio ambiente, inclusive, mantendo o anonimato. Isso ocorre devido à implantação de sistemas online. “Precisamos adaptar e otimizar os processos e isso aconteceu por meio da digitalização que, além de todos os benefícios, promoveu a aproximação do contribuinte com os serviços. Sem contar a economia gerada de aproximadamente 12 mil reais/ano com a diminuição das impressões”, explica Ibanez Zanette.

Reciclagem

Neste contexto acontece o Reciclou Levou, que em 2021 movimentou R$ 132.000,00. Em 2022 teve aumento de 12 mil reais no repasse anual, além de disponibilizar um container para melhorar o conforto do contribuinte, e o Recicla Escola. A proposta foi desenvolvida por quatro meses em 2022, envolveu 12 escolas municipais, mais de quatro mil estudantes e coletou aproximadamente 350 toneladas de material reciclável. Ainda teve a criação do ecoponto para lixos eletrônicos e o aumento de comunidades atendidas pela coleta seletiva, que hoje chega a 22 regiões.

Adequações ao IPTU Verde, doação de mudas e paisagismo

Os imóveis que apresentarem adequações ao programa podem ter descontos no IPTU. Quanto às doações de mudas de árvores nativas, nestes dois anos foram disponibilizadas 11,5 mil mudas para pessoas físicas, as quais cobrem totalmente 13 hectares. A beleza da cidade também passa pelas mãos caprichosas da equipe da Fundai com a implantação de canteiros em rótulas, praças e parques, a exemplo do Parque Ambiental.

Castração Social de cães e gatos

Apenas em 2021 foram realizados 3405 procedimentos. Um acréscimo de 36% em relação a 2020. Já em 2022 iniciaram as atividades do BusCão somando em 37 ações, 800 castrações. No mesmo ano foram atendidos 2850 animas no Centro de Castração, totalizando no período 3650 atendimentos. Um novo recorde com acréscimo de 7% em relação a 202.

“Esses dois anos de gestão à frente da Fundai foram desafiadores. Vim da iniciativa privada e procurei entender as necessidades e a forma que o serviço público funciona. Dentro de todas as ações citadas, a que mais me orgulho é de ter atendido todas as pessoas que me procuraram, seja pessoalmente, telefone ou redes sociais, não importando dia ou hora, todos foram atendidos. Claro que muitas vezes a resposta não agradou quem me procurou, pois o órgão ambiental municipal regula e fiscaliza ações relacionadas ao meio ambiente, mas garanto que jamais alguém ficou esperando para ser atendido nessa gestão. Saio com a sensação de dever cumprido, grato a oportunidade dada pela prefeita Dalvania e o vice Jandir, grato a equipe da Fundai e aos colegas da gestão pela parceria”, concluiu.

Você também pode gostar