Notícias de Criciúma e Região

Diocese de Criciúma ganha novo sacerdote

Diácono Eduardo da Silva Martins é ordenado padre

Na tarde deste sábado, dia 15, a Diocese de Criciúma ganhou um novo sacerdote. A celebração da Ordenação Presbiteral do Diácono Eduardo da Silva Martins, realizada na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Balneário Gaivota, foi presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos padres integrantes do clero, reunindo diáconos, seminaristas, religiosos(as), leigos(as) e familiares do neo-sacerdote. Eduardo foi o primeiro diácono ordenado na paróquia, criada há três anos.

Filho de Leonir Gomes da Silva e Aloide da Silva Martins (in memoriam), é irmão de Gilmara, Aloizio e Alison. Deu seus primeiros passos na fé na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Balneário Gaivota. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2015 a 2017, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. Em 2018 fez estágio pastoral na Paróquia Imaculada Conceição de Urussanga. No ano de 2022 concluiu seus estudos em Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias: Paróquia Santo Antônio de Pádua (Piçarras), Paróquia São João Batista (Itajaí), Paróquia Imaculada Conceição (Urussanga), Paróquia Imaculada Conceição (Florianópolis/SC) e Paróquia Santa Bárbara (Criciúma). Atualmente, Eduardo exerce seu ministério na Paróquia Santa Terezinha (Jacinto Machado).

O amor de Cristo urge em nós

Sob o lema sacerdotal “Caritas Christi urget nos” (2 Cor 5, 14), que em tradução literal significa “O amor de Cristo urge em nós”, o pedido de ordem do candidato foi feito pelo reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, Padre Antônio da Silva Miguel Júnior. Em seguida, Dom Jacinto iniciou a homilia saudando os sacerdotes presentes, seminaristas, religiosos(as), familiares e o candidato ao presbiterado.

“As pessoas precisam de alguém que não passe, mas que olhe por elas e tenha compaixão, que faça como o Bom Samaritano que deixa o seu caminho para socorrer o homem doente”, disse o prelado. O Bispo também enalteceu que a vocação ao amor e ao cuidado do outro abre as portas para a eternidade. “Faça a sua vocação render bênçãos e graças, com tudo o que Deus te oferecer, porque muitos vão precisar de você ainda que as dificuldades aparecerem”, exortou Dom Jacinto.

De joelhos, Padre Eduardo teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo Bispo, as mesmas foram desamarradas por sua mãe, que recebeu a primeira bênção. Em seguida, o sacerdote recebeu das mãos do Bispo o cálice e a patena, que serão utilizados para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Com a Igreja lotada, os fiéis aplaudiram o momento e acompanharam o abraço emocionado do neo-sacerdote em seus familiares.

Considerações finais

Em sua manifestação após a ordenação, Padre Eduardo agradeceu aos padres, leigos e familiares que sempre estiveram presentes durante os seus nove anos de formação. “A minha mãe muitas vezes dobrou os joelhos e rezou por mim, orações que hoje me fizeram receber uma graça que não cabe em mim, o amor de Cristo”, disse. O momento foi encerrado com uma canção, enquanto Padre Eduardo e sua mãe ofereceram flores e depositaram aos pés de Nossa Senhora, em seguida, Dom Jacinto concedeu a bênção final.

 

 

Você também pode gostar