Notícias de Criciúma e Região

Dia Mundial da Água tem ação de conscientização na Nereu Ramos

Ação está sendo realizada na manhã desta terça-feira, dia 22, e segue durante a tarde com palestras na Prefeitura de Criciúma

Nesta terça-feira, dia 22, é comemorado o Dia Mundial da Água. Para conscientizar a população, uma ação está sendo realizada na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, durante toda a manhã. Iniciou às 9 horas e segue até meio-dia. Participam do ato a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), a Defesa Civil de Criciúma, Prefeitura do município, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o Núcleo do Bem-Estar Animal de Criciúma.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A Casan está no local com o Projeto Se Liga na Rede que visa promover a interligação de todos os imóveis (residenciais e comerciais) atendidos por rede pública de esgoto e eliminar as inadequações nas instalações prediais que possam causar prejuízo ao sistema. Também sensibilizar a população quanto aos benefícios e a melhora das condições ambientais, sanitárias e da qualidade de vida dos munícipes em decorrência da regularização.

Casan presente na ação falando sobre Projeto Se Liga na Rede – Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul

A Unesc traz para a ação uma exposição de materiais que foram recolhidos de animais marinhos mortos. Dentre as causas das mortes estão a ingestão de plásticos ou enrolados com nylon de redes de pescas. “Nossa função é trazer um pouco sobre uma das pesquisas que está acontecendo em nosso laboratório. A pesquisa tem como principal objetivo mapear a ingestação de lixos. Mapeamos e catalogamos tudo que foi encontrado no estomago de doninhas e animais marinhos”, explica Maria Laura Miranda, de 20 anos, estudante presidente do Centro Acadêmico Chico Mendes, da Unesc.

O objetivo da exposição é alertar a população para o descarte correto de lixos, principalmente o plástico. Para evitar que esses materiais cheguem aos rios e mares, evitando a morte de animais marinhos.

Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul
Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul
Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul

Doação de mudas de plantas

A Prefeitura de Criciúma, através da Diretoria do Meio Ambiente, está no local com doando mudas de plantas para a população. Também na ação os colaboradores estão fazendo explicação sobre legislação de corte e poda de árvore, que mudou recentemente, e sobre as plataformas do meio ambiente que agora são 100% digitais.

“As árvores servem para proteger os rios, mananciais e nascentes. Elas têm que, prioritariamente, serem plantadas nas áreas de preservação permanente dos rios, pois servem para proteger, para que não haja desmoronamentos e intervenção inadequada. Ela é de extrema importância para esses recursos hídricos”, explica a diretora da Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

Doação de mudas de plantas – Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul
Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul

Defesa Civil

Sabendo da importância da água e diretamente relacionada com os desastres natuais, a Defesa Civil também está presente na ação. “Hoje falamos sobre a importância das áreas de riscos da cidade, que tem total envolvimento com a questão da água. Geralmente ao que diz respeito a movimento de massa, os deslizamentos e os alagamento”, explica o diretor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Fred Gomes.

Defesa Civil na ação do Dia Mundial da Água – Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul

Ações durante o dia

Nesta tarde, a Prefeitura de Criciúma, através da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, segue realizando outras ações de conscientização do Dia Mundial da Água durante esta tarde. No Salão Ouro Negro da Prefeitura será ministrado duas palestras com os temas:

-Aspectos Técnicos e Jurídicos de Nascentes, Cursos d’água e suas Áreas de Preservação Permanente;

-Legislação e jurisprudência dos tribunais acerca do uso e ocupação das nascentes e cursos d’água.

As palestras serão ministradas pela diretora da Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato e tem início às 13 horas.

Você também pode gostar