Deu zebra! Conheça a origem da famosa expressão do futebol
Você provavelmente já falou - ou já ouviu alguém dizer - a expressão "deu zebra", certo? Mas você sabe a história dela, e qual a sua origem? Descubra!
Muitas são as expressões populares ligadas ao reino animal que fazem parte do nosso dia a dia, e no entanto, a origem de algumas é desconhecida pela maioria das pessoas.
Assim como a expressão que vou abordar hoje, que com toda certeza você já deve ter ouvido várias vezes, e também provavelmente já disse “ih, deu zebra” depois de algum jogo, certo? De tanto falar, provavelmente se acostumou com ela. Mas será que você sabe da origem do termo? Tem ideia de qual é a real história da expressão? Hoje, eu vou te contar!
O significado, diferente da história, você provavelmente já conhece: “deu zebra” é sinônimo de resultado inesperado, que normalmente rola quando um time pequeno vence um grande. A história do futebol está cheia de momentos assim, mas de onde será que teria vindo a origem do termo? Por que um resultado que pouca gente espera é justamente chamado por aquele animal listrado que corre pelas selvas africanas? A explicação é bem brasileira, e eu te conto no vídeo abaixo:
@greicedsantos Expressão Popular: “Deu Zebra” 🦓 #vocêsabia #curiosidade #tiktok #origem #desafiobbb #frasesqueagentefala #deuzebra #tiktoker
Para entender a expressão, é preciso contextualizá-la e ir um pouco mais longe no tempo. E explicar de onde veio o termo “zebra” no futebol, é preciso falar de Gentil Cardoso. O ano era o de 1964 e Gentil Cardoso, um conhecido frasista, estava no comando da Portuguesa. O lendário técnico de futebol e que inventou o termo depois de ser questionado sobre o que poderia acontecer em um jogo entre Portuguesa e Vasco, pelo Campeonato Carioca.
O Vasco não estava muito bem naquele campeonato, e o treinador pernambucano respondeu que o jogo “poderia dar zebra”. A explicação é simples: a zebra é um animal que não existe entre os 25 citados no jogo do bicho, que é uma bolsa ilegal de apostas em números que representam animais. O jogo do bicho, foi criado no fim do século XIX em 1892 pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel, Rio de Janeiro. Como a zebra é um animal que não existe no jogo, usar a expressão “vai dar zebra!” significa a impossibilidade desse fato realmente ocorrer. E era exatamente o que Gentil quis dizer quando profetizou que “poderia dar zebra no jogo” numa alusiva referência ao jogo do bicho, que algo realmente inesperado tinha chances de acontecer – e aconteceu.
Naquele 23 de julho de 1964, nas Laranjeiras, a Portuguesa fez 2 x 1 no Vasco, com gols de Tião e Inaldo para o time vencedor, enquanto o Cruz-Maltino marcou com Mário. Esse jogo foi válido pelo primeiro turno daquele carioca.
Depois disso, o termo “zebra” se popularizou, assim como outras expressões criadas pelo Gentil Cardoso, como “Futebol é uma caixinha de surpresas”, “Quem se desloca, recebe, quem pede, tem preferência”, “Treino é treino, jogo é jogo” e “Quem não faz, leva”. Naquele Carioca de 1964, a Portuguesa não voltaria a atacar ferozmente, mas passou a ter o simpático animal como seu mascote.
A metáfora da expressão evoca a impossibilidade, a alta improbabilidade da ocorrência, uma vez que este animal não faz parte do jogo. Mas o clube em desvantagem venceu o Vasco e, por isso, “deu zebra!”. A partir daí, a expressão tornou-se popular e significa que o inesperado pode acontecer. Gentil ainda viveu por mais seis anos para ver em vida a sua expressão ser usada e abusada. O certo é que o termo saiu da boca de Gentil, que foi perfil da Revista PLACAR em dezembro de 1972, na página 20 daquela publicação.
Em conformidade com a história da expressão, aparece posteriormente a representação da Zebrinha, criada pelo cartunista Borjalo (pseudónimo de Mauro Borja Lopes). A personagem é conhecida por Zebrinha ou Zebrinha da Loteria Esportiva ou Zebrinha do Fantástico, e serve para informar os resultados da Lotaria Desportiva durante o decurso deste programa de televisão da Rede Globo.
E aí, curiosidade sanada sobre a origem do termo “zebra” no futebol? Obrigada pela leitura até aqui, espero que tenha gostado, semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais: